Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

06/07/2017

DIA DE COOPERAR - DIA C: Cooper A1 comemora Dia Internacional do Cooperativismo com ações sociais na comunidade

“Atitudes simples movem o mundo”. Esse foi o sentimento de centenas de voluntários da Cooper A1 que, neste sábado, 1º de julho, comemoraram o Dia Internacional do Cooperativismo doando um pouco do seu tempo em benefício ao próximo. As ações sociais realizadas, ou iniciadas neste dia, na área de atuação da Cooper A1, se integraram a corrente nacional “Dia de Cooperar - Dia C” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Em todo o Brasil, milhares de ações e atividades sociais de natureza pontual e contínua foram ‘abraçadas’ pelas cooperativas como forma de divulgar e propagar o cooperativismo.



Para o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, neste momento delicado em que o mundo passa, o cooperativismo é uma força que mostra ser necessário mais união das pessoas, cooperar mais e competir menos. “O sistema cooperativista, desde que foi criado, tem os aspectos econômico e o social andando ‘lado a lado’. Basta ver a diferença positiva das regiões onde há cooperativas genuínas instaladas”. Segundo Casarin, reunir forças em torno do bem coletivo está na razão de existir das cooperativas. “Comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo tentando mostrar que pequenas ações em favor do próximo sempre valem a pena. Precisamos coopera pelo mundo que queremos”.



FAZER O BEM FAZ PARTE DA GENTE



Matriz e unidades da na Cooper A1 se unem em ações voltadas à comunidade



Horta, jardinagem e confraternização no Lar dos Idosos - Em Palmitos, SC, cerca de 30 pessoas participaram de uma ação voluntária na Associação Núcleo de Profissionais Amigos dos Idosos (Nupai). Na entidade, que reúne, hoje 17 idosos, os colaboradores, com apoio dos engenheiros agrônomos, montaram uma horta que será mantida através de acompanhamento semanal por parte da cooperativa. Além disso, parte do grupo auxiliou na jardinagem e pintura de muretas, ao passo que outro grupo, passou momentos de confraternização com os idosos.



Campanha de Doação de livros de literatura à estudantes - A campanha “Ajude a abrir as portas da imaginação: Doe Livros” foi lançada oficialmente na Cooper A1 unidade de Itapiranga. O projeto, que irá até 15 de julho, objetiva arrecadar livros de literatura infantil, infanto-juvenil e brinquedos (em bom estado) que serão todos repassados às bibliotecas das escolas da rede pública municipal. A ação conta com ponto de coletas na Cooper A1 e nas outras três cooperativas apoiadoras Sicoob Creditapiranga, Cooper Seara e Cooafi.



Serviços gratuitos à comunidade e almoço cooperativo - A comunidade de São João do Oeste, SC, comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo com uma “Mateada Cooperativa” na praça do município. Lá, a Cooper A1, Sicoob Creditapiranga, Sicredi e Coopafa, promoveram atividades de utilidade pública, com brinquedos infláveis para crianças; testes de glicemia e pressão arterial. A ação contou, ainda, com o ‘Almoço cooperativo’, com mais de 800 almoços vendidos, e cujo lucro será revertido à manutenção das atividades do hospital local.



Almoço em benefício de entidade hospitalar - Já em Iporã do Oeste, SC, a Cooper A1, se uniu com a Cooperativa de Transportes de Cargas Fronteira Sul, Cresol, Sicoob e Sicredi promoveram o ‘Almoço da Cooperação’. As cooperativas doaram os ingredientes e os colaboradores seu tempo em prol da ação, cujo valor financeiro arrecadado será doado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.



Mutirão à serviço do esporte, integração e bem-estar - Em Vista Gaúcha, RS, a Cooper A1 fez força no mutirão formado por voluntários da Cooper A1, Sicredi e Cooperativa Mista de Vista Gaúcha, que realizaram o projeto de revitalização completo da Quadra de Esportes da Comunidade Saltinho do Guarita. No local, foram feitas valas, instalação de telas, pinturas, entre outros serviços. Agora a população de Vista Gaúcha tem mais um espaço de lazer, integração, bem-estar e harmonia desportiva.



Força cooperativa em prol de entidades hospitalares - Outras três entidades hospitalares estão sendo beneficiadas através de iniciativas do cooperativismo. Em Erval Seco, RS, a Cooper A1 e o Sicredi doaram o material para revitalização de uma área do hospital do município, que está passando por dificuldades. Em Pinhal, RS, a Cooper A1, em parceria com o Sicredi, está realizando uma campanha, até 25 de julho, de arrecadação de produtos de limpeza, para o Hospital São José, de Rodeio Bonito.



Da mesma forma, as unidades da Cooper A1 de Tunápolis e Santa Helena, se organizaram em parceria com o Sicoob Creditapiranga em uma campanha de arrecadação, até dia 20 de julho, de produtos não perecíveis para a Associação Hospitalar de Tunápolis.




Fonte: Assessoria de Imprensa Cooper A1