Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

18/07/2017

Cooperativas promovem Dia de Cooperar em Jacinto Machado

O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho, é marcado por uma série de iniciativas. No Brasil, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promovem o Dia de Cooperar, conhecido também como Dia C. A data é um compromisso das cooperativas, que através da união de voluntários, promovem ações com o objetivo de somar positivamente na vida das pessoas.



Em Jacinto Machado, as cooperativas Sicoob Credija, Cooperja e Cejama, se uniram para realizar uma programação diferenciada com atividades durante todo o dia na Rua Coberta. A programação teve início às 9 horas, com exposições, distribuição de mudas, orientações sobre higiene bucal, substituição de lâmpadas incandescentes por tecnologia LED e apresentações culturais. Durante a noite, uma palestra sobre o futuro do planeta encerrou as atividades.



“Conseguimos realizar um dia histórico na cidade, com atividades e ações que certamente vão se perpetuar, criando uma grande corrente do bem onde todos se beneficiam”, destacou o presidente do Sicoob Credija, Wolni José Walter, lembrando que mais de 2 mil crianças participaram da iniciativa. “A participação voluntária das pessoas foi fundamental para o sucesso desse dia, o que demonstra que estamos cercados de pessoas que também pensam em construir um futuro cada vez mais solidário e justo”, disse.



Com tantas opções para aproveitar, as crianças também ganharam um reforço para recompor as energias, durante todo o dia a organização ofereceu cachorro-quente, pipoca, sucos, frutas e muitas guloseimas. Nesse ano, o Dia C teve com o tema a seguinte afirmação: Atitudes simples movem o mundo. Para o vice-presidente do Sicoob Credija, Donato Semprebon, a proposta também é um convite a mudança de hábitos. “O tema desse ano nos trouxe uma importante reflexão sobre os atos que praticamos, porque por menores que eles sejam, qualquer atitude positiva faz a diferença e ajuda a transformar o mundo em que vivemos”, comenta.



O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, considera que o tema também faz parte do cooperativismo. "Essa frase reflete bem o Dia C, são ações feitas nas comunidades, por pessoas da comunidade, com a simplicidade como precisa ser o sistema cooperativo. Porém, com a responsabilidade e o compromisso de divulgar corretamente nossos princípios. Aqui em Jacinto Machado, a intercooperação mais uma vez se fez presente, Cooperja, Credija e Cejama demonstraram que, juntas, nossos ecos e pegadas vão mais longe. Esse é nosso objetivo maior”, disse.



A intercooperação também foi algo importante na visão do presidente da Cejama, Valdemiro Recco. “O que mais achei importante foi a parceria formada, não só pelas cooperativas, mas também pelas escolas, administração municipal, empresas e voluntários, que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso”, avalia.



Com o desenvolvimento de projetos contínuos que geram benefícios constantes para as comunidades, as cooperativas também integram um grande movimento, algo relevante que levou a própria Organização das Nações Unidas (ONU) a manter um estreito relacionamento com o setor, uma vez que seus projetos contribuem para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial para a redução das desigualdades no mundo até 2030.




Fonte: Assessoria de Imprensa Sicoob Credija