Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

26/07/2017

Terceiro módulo do Programa Mulheres Cooperativistas aborda Protagonismo e Liderança

Protagonismo Feminino e Liderança Cooperativista foram temas do terceiro módulo do Programa Mulheres Cooperativistas, que aconteceu nos meses de junho e julho nas cooperativas Auriverde, Cooperalfa, Sicoob Creditapiranga e Cooperitaipu. Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC), o módulo teve como principal objetivo fazer com que as participantes, cooperadas e esposas de cooperados, reflitam sobre o papel da mulher na família, na comunidade e na cooperativa, e compreendam a importância de serem protagonistas e líderes nestas organizações.



Os conteúdos do módulo abordaram questões de gênero, vocação humana da mulher, mulher X mãe, conceitos de protagonismo e liderança, protagonismo feminino, liderança cooperativista e o papel da mulher na cooperativa e no cooperativismo. Para Cristiane Swarowsky, 26, que é cooperada há mais de 10 anos do Sicoob Creditapiranga e atua há dois anos no Conselho Fiscal da cooperativa, o módulo foi muito importante para desenvolver o protagonismo.



“Durante o módulo, vimos os valores e princípios do cooperativismo fundamentados, e a importância de participar das reuniões da cooperativa, exercer cargos de liderança, nos Conselhos de Administração e Fiscal. Com certeza, tudo que foi aprendido auxilia muito no andamento das atividades”, explica. Segundo ela, justamente por estar no Conselho Fiscal, o Programa Mulheres Cooperativistas é uma oportunidade para ampliar conhecimentos. “Eu ouvia muitas coisas boas de outras cooperativas que já tinham o Programa. Entrei para melhorar o desempenho junto à cooperativa e me desenvolver pessoalmente”, finaliza.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC e SESCOOP/SC