Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

28/07/2017

Seminário aborda geração de energia por fontes alternativas

Para repassar informações sobre novas oportunidades de negócios para as cooperativas abordando o tema da geração de energia a partir de fontes alternativas, o Sistema OCESC promoveu, no dia 18 de julho, evento sobre o tema em Chapecó. O Seminário sobre Fontes Alternativas de Energia contou com 46 participantes.



A energia solar foi um dos assuntos abordados nas palestras, por estar entre as principais fontes de geração que não libera, durante o seu processo, resíduos e gases poluentes. A energia limpa está entre os fatores importantes para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. A energia fotovoltaica é uma fonte de eletricidade infinita, pois é produzida a partir da luz solar e, quanto maior for a irradiação, maior será a quantidade de energia produzida.



Outra questão tratada foi a resolução 482/2012, da ANEEL, segundo a qual todo e qualquer consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica, utilizando fontes renováveis, consumir e injetar na rede de distribuição (armazenar), reduzindo a fatura de energia. A energia injetada e não consumida, fica como crédito por até cinco anos para o consumo futuro e este modelo é chamado de micro e mini geração distribuída.



Caso as cooperativas tenham interesse em mais informações, poderão entrar em contato com o coordenador técnico da OCESC, José Almery Padilha, pelo telefone (48) 3878-8818 ou pelo e-mail padilha@ocesc.org.br.




Fonte: Sistema OCESC