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NOTÍCIAS

11/08/2017

Formação de Coordenadores do Cooperjovem em Santa Catarina aborda processo de avaliação do Programa e plano de acompanhamento das escolas

O SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina) promoveu, nos dias 3 e 4 de agosto, a segunda Formação de Coordenadores do Programa Cooperjovem de 2017. A capacitação aconteceu em Florianópolis e contou com a participação das cooperativas Cejama, Ceprag, Cersul, Copérdia, Sicoob Crediaraucária, Coopera, Auriverde, Coopercampos, Cooper A1, Sicoob Credija, Coopervil, Cooper, Sicoob Alto Vale, Cravil, Viacredi, Sicoob Trentocredi, Sicoob São Miguel, Sicoob Videira e Unimed Brusque.

O encontro foi conduzido pela instrutora Denise Crespo Nunes, que propôs a análise, reflexão e levantamento de melhorias da metodologia de Avaliação do Programa Cooperjovem, que será aplicada em outubro e novembro deste ano pelas escolas participantes do Programa. A elaboração dos PACs (Plano de Acompanhamento Cooperativo) das cooperativas também foi assunto da formação. Os coordenadores puderam trocar ideias, revisar e também aperfeiçoar seus planos de ação, enriquecendo o trabalho de acompanhamento local do Programa, com objetivo de fortalecer e disseminar a cultura da cooperação no cotidiano das escolas parceiras do Programa Cooperjovem.




De acordo com uma das participantes Nair Camargo Diehl, coordenadora do Cooperjovem na Cravil, a capacitação dá subsídio para que as cooperativas continuem dando atendimento de qualidade às escolas. “A gente precisa viver esse processo de formação. Cada formação vai agregando elementos que precisamos, e é algo paralelo ao que a gente traz da formação acadêmica. Acho muito importante e tiro o chapéu para essa formação do SESCOOP/SC”, comenta.

A Cravil participa desde 2002 e atualmente coordena o trabalho de quatro escolas. “Eu me sinto impactada e encantada. Impactada pelos desafios, é um novo olhar, um novo caminhar dentro da educação, mas encantada com as novas possibilidades de aprendizagem, de mediação, de contatos, de formação, conhecimentos, amizades e de poder estar dentro das escolas”, conclui Nair, que começou a atuar no Cooperjovem neste ano.

Para Graciele Valerius, coordenadora do Cooperjovem na Copérdia desde 2010, as capacitações são muito importantes, porque elas agregam principalmente na elaboração do PAC. A Copérdia também coordena o Programa em quatro escolas e tenta vencer alguns desafios por meio das orientações das formações do SESCOOP/SC. “A capacitação ajuda para conseguir organizar melhor o planejamento, pontuar, alinhar, fazer melhor uso dos recursos. Vem para instruir como trabalhar e que linha seguir”, destaca.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC e SESCOOP/SC