Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

13/09/2017

Participantes concluem sexto módulo do Programa Mulheres Cooperativistas

Organização do Quadro Social foi o tema do sexto módulo do Programa Mulheres Cooperativistas, realizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina), durante o mês de agosto. As participantes das cooperativas Auriverde, Cooperalfa, Sicoob Creditapiranga e Cooperitaipu puderam compreender a importância do quadro social. 



Entre os assuntos abordados no módulo estavam: democracia como identidade da cooperativa; a Organização do Quadro Social como estratégia para a gestão democrática e como fator de desenvolvimento social, autogestão e educação cooperativista; organização de comitês: jovens, mulheres, outros modelos; jovem, mulheres e família: qual o papel desses atores no processo de Organização do Quadro Social; Núcleos Femininos.



Para Carlise Hammerschmitt Wilpert, 33, cooperada do Sicoob Creditapiranga, o módulo visa viabilizar um espaço que possibilite a participação de um maior número de cooperados na gestão do empreendimento cooperativo. “O quadro social deve servir como principal meio de ligação entre direção e cooperados”, afirma.



Como empresária rural, Carlise conta que o Programa está ampliando seu olhar sobre o dia a dia na propriedade, no relacionamento com os funcionários, dando oportunidade para cada um mostrar suas habilidades, e, também, na forma de administrar a propriedade. “Eu entrei no Mulheres Cooperativistas porque queria aprimorar meu o conhecimento sobre o que é cooperativismo, seu funcionamento, assim me sentindo mais parte do mesmo”, conclui.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC e SESCOOP/SC