Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

01/03/2018

Dia de Cooperar 2018 e edição estadual da Revista do Dia C são lançados em Santa Catarina

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC) lançou no Estado, na manhã desta quinta-feira, 1 de março, a campanha 2018 do Dia de Cooperar – Dia C. Também foi apresentada aos 56 participantes, representantes de 43 cooperativas de diferentes ramos, a primeira edição estadual da Revista do Dia C. O impresso reúne matérias de ações de mais de 40 cooperativas que participaram do movimento em 2017.



>> Para ler a Revista, clique aqui



>> Confira fotos do evento



“Nesse ano, tivemos a participação na revista de cerca de 50% das cooperativas que inscreveram ações no Dia C. Para a primeira edição é um número que nos orgulha. Principalmente porque todas as iniciativas são de extrema relevância e demonstram o poder do cooperativismo no nosso Estado. Mas em 2018, nossa meta é ter mais de 80% das participantes do Dia C na revista”, comenta Luiz Vicente Suzin, presidente do SESCOOP/SC.



Os números do Dia C em Santa Catarina em 2017, de acordo com Suzin, são positivos diante do cenário nacional do movimento: 83 cooperativas inscritas, com 144 iniciativas, em 55 municípios catarinenses. As ações foram realizadas por 8.893 voluntários e beneficiaram 254.314 pessoas. “São iniciativas de responsabilidade socioambiental, cultura, educação, esporte, saúde que estão ajudando o mundo a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, complementa.



Gleice Santana Morais, analista de Promoção Social do SESCOOP Nacional, falou sobre esse assunto durante o evento de lançamento e apresentou a campanha de 2018, que continua com o mesmo slogan de 2017: “Atitudes Simples Movem o Mundo”. “Mantivemos o slogan para prezar pela continuidade, porque acreditamos que com atitudes simples poderemos fazer a diferença. Também continuamos com o compromisso dos ODS e seguimos nesse movimento, principalmente estimulando as cooperativas a desenvolverem projetos contínuos. São eles que realmente geram resultados para as pessoas e para as comunidades, que são o foco do cooperativismo”, destaca.



A analista ainda explicou a mudança da data de celebração do Dia C, que acontece em 2018 no dia 30 de junho. A celebração acontecia todos os anos no mesmo dia em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado de julho, entretanto, devido aos jogos da Copa do Mundo, o SESCOOP Nacional decidiu antecipar a celebração.



Além das apresentações institucionais, os presentes também participam de oficinas que trabalham o seguinte tema: “Como o trabalho voluntário pode ser uma ponte para a transformação social?”. O objetivo é instrumentalizar os participantes para o trabalho voluntário com o foco em ações de continuidade.



Números do Dia C em 2017



·         Beneficiários diretos: 254.314



·         Voluntários: 8.893



·         Cooperativas inscritas: 83



·         Municípios: 55



·         Quantidade de iniciativas: 144



·         Ações contínuas: 46



·         Ações pontuais: 98




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC




Galeria de imagens