Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

02/04/2018

Programa de Desenvolvimento Econômico Financeiro para cooperativas é foco de capacitação em Chapecó

Com o objetivo de capacitar agentes de desenvolvimento cooperativo para o uso do Programa de Desenvolvimento Econômico Financeiro (GDA), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) promoveu na quinta-feira, 22 de março, em Chapecó, um curso que reuniu profissionais de 20 cooperativas catarinenses. O Sistema GDA tem por objetivo viabilizar aos dirigentes cooperativistas informações de forma rápida, fácil e confiável, garantindo a adequada medição e controle dos indicadores da cooperativa.



O GDA consiste em um sistema de informação operado na internet no qual podem ser inseridas informações financeiras, de controle administrativo e de recursos humanos. O processamento desses dados dá origem a indicadores que possibilitam o acompanhamento da gestão e a análise do desempenho da cooperativa e de seus colaboradores.  



A analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas da OCB e instrutora da capacitação, Simone Pereira Montandon, destacou que a ferramenta faz parte de um dos eixos de atuação do SESCOOP. “Apesar de aproveitarmos os dados que são inseridos no sistema para a defesa do cooperativismo, o objetivo principal é que a cooperativa possa utilizar a ferramenta no seu dia a dia. Temos quatro eixos de atuação para melhoria da gestão: identidade, gestão, governança e desempenho. Com isso, é possível obter um panorama de como a cooperativa está”.



Simone explicou, ainda, que para a ferramenta calcular os indicadores, a cooperativa insere seus dados no sistema, tanto balanço contábil, quanto informações de RH, societárias e socioambientais. “Os resultados facilitam a tomada de decisões por parte do corpo diretivo da cooperativa”.



A analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP Nacional,  Neiva Marisa John Birck, destaca que na capacitação foi possível mostrar como a ferramenta deve ser alimentada, os passos a serem seguidos, a importância de observar alguns critérios e as questões fundamentais para refletir a realidade.  “Para nós, é uma satisfação realizarmos essa capacitação porque Santa Catarina é um Estado com grande potencial. São  muitas cooperativas e sabemos o quanto o programa fará a diferença, tanto no dia a dia das cooperativas, quanto na unidade estadual e nacional do SESCOOP”.



 O coordenador estadual do programa Élvio Silveira destacou a importância da capacitação e mencionou que o programa foi aderido pelo SESCOOP/SC no ano passado. “A ferramenta já está consolidada e, para nós, este é um momento histórico em função dos resultados que proporcionará na gestão econômica e financeira das cooperativas”.



Para o gerente de controladoria e tecnologia da Cooperalfa, Gilberto Fontana, o treinamento é essencial porque as cooperativas precisam buscar atualização em relação às ferramentas disponibilizadas pelo mercado e pelo sistema OCB. “É um momento para conhecer melhor a ferramenta que o sistema nacional disponibilizou e melhorar nosso desempenho, além de ser uma oportunidade para observar o que as outras cooperativas estão fazendo, trocar ideias e criar um padrão de desenvolvimento para o sistema”. 




Fonte: Assessoria de Imprensa