Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

11/07/2018

Sicredi Sul SC mobiliza comunidades no Dia C de Cooperar

Aos 60 anos, Ademir Celso conhece bem o sentimento de felicidade. Regularmente, ele o renova e busca disseminar entre familiares e amigos. “Doar sangue e plaquetas é uma das maiores felicidades da minha vida. Aconselho todo mundo a doar, é muito gratificante”, conta. De segunda a sexta-feira, na última semana de junho, o criciumense esteve entre os 260 doadores que compareceram ao Hemosc na programação especial do Dia C de Cooperar do Sicredi. Feitas por pessoas e para as pessoas, as cooperativas dedicam a ocasião à força da cooperação em torno de causas das comunidades. 



Pelas agências, as mobilizações alcançaram seis entidades. Ao todo, foram arrecadados 1.067 litros de leite, 1.600 fraldas, 92 mantas, além de alimentos e itens de higiene pessoal. Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC, destaca que o resultado reflete o engajamento dos colaboradores e associados. “Um grupo de mulheres, inclusive, se dedicou a produzir mantas. Essa é a essência do cooperativismo, unir as pessoas para multiplicar os resultados. Assim trabalhamos no decorrer de todo o ano, mas no Dia C buscamos envolver mais a comunidade”, frisou.



Junto às doações, no sábado dia 30 de junho, data de celebração do Dia C, os colaboradores levaram alegria às entidades. Música, brincadeiras e lanches especiais fizeram parte da integração na Casa de Repouso Bom Jesus, em Criciúma; no Abrigo dos Velhinhos, em Tubarão, e na Casa de Repouso Santo Expedito, em Meleiro. “Momentos assim são sempre uma alegria. É como trazer um pouco do mundo lá fora para os idosos, que acabam vivendo apenas a nossa rotina”, considerou a gerente da Casa de Repouso Bom Jesus, Greice Moreira.



Da cultura à sustentabilidade



A corrente pelo bem beneficiou ainda famílias do Rio Maina, em Criciúma, com a doação de cestas básicas. A Casa Lar Irmã Carmen, em Araranguá, e o Consórcio Intermunicipal de Abrigo para Criança e Adolescente de Braço do Norte – CIACA, também foram contemplados. As entidades atendem, respectivamente, 42 e 20 crianças e adolescentes.



Em Morro da Fumaça, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fumaf), a cooperação viabilizou duas hortas comunitárias, com 300 mudas plantadas. Ecobags também distribuídas, com o intuito de estimular a redução do uso de sacolas plásticas. A agência ainda arrecadou aproximadamente mil livros em prol da Biblioteca Social, iniciativa dos moradores da rua Tadeu Sigieski.



Em Imbituba, colaboradores do Sicredi e parceiros reformaram o banheiro masculino da Casa de Repouso Imaculada Conceição. Já em Balneário Rincão, a Creche Balanço das Ondas foi repaginada.



A programação terá continuidade. Em Içara, o módulo de esportes receberá melhorias, com a cooperação da Associação Empresarial de Içara (ACII) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A estrutura recebe mais de quatro mil pessoas anualmente.



Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2017, o Dia C beneficiou mais de dois milhões de pessoas.




Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi Sul SC


..