Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

27/07/2018

Encontro reforça a importância do papel dos comunicadores nas cooperativas

A 14ª edição do Encontro de Comunicadores das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, realizada nessa quinta (26) e sexta-feira (27), em Florianópolis, reuniu 39 profissionais de cooperativas de vários ramos de todo o Estado.  O evento teve por objetivo capacitar e ampliar o conhecimento dos profissionais da área sobre as técnicas de comunicação interna e externa, refletir e discutir sobre temas e tendências relacionados à comunicação, além de integração e troca de experiências.



O Encontro iniciou com a participação da Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, que fez o lançamento Estadual do SomosCoop – movimento que visa fortalecer o cooperativismo no Brasil. Ela enfatizou que, apesar de todo o impacto que o cooperativismo gera no desenvolvimento social e econômico de diversos países, no Brasil ainda é pouco conhecido e entendido. “Pensando em mudar esse quadro  o Sistema OCB criou o  SomosCoop para falar do cooperativismo de forma próxima e engajadora. O cooperativismo pode transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.  É isso que queremos passar para as pessoas”, comentou.



Em seguida, a Dra. em Ciências da Comunicação pela USP Marlene Marchiori abordou o tema “Gestão da Comunicação Integrada”, com foco no planejamento de comunicação. Ao mencionar a importância do cooperativismo no mundo da comunicação, Marlene ressaltou que tempo e atitude são ingredientes para construir e articular relações inovadoras, e que é importante pensar de que maneira é possível mudar a realidade onde vivemos.



No período da tarde a especialista Comunicação Empresarial e Gestão de Reputação e Marcas, Bianca Moura, conduziu a oficina “Fortalecimento do Vínculo da Cooperativa com o Cooperado por meio da Comunicação”. A palestrante enalteceu o papel estratégico da equipe de comunicação, canais de comunicação e relacionamento, planejamento estratégico, qualidade no atendimento ao cooperado, entre outros. Bianca finalizou salientando que o discurso e a prática devem estar totalmente alinhados e, além disso, é necessário estimular a participação do cooperado.



Com o tema “Comunicação em Rede”, a última palestra foi proferida por William Cerantola que aprofundou questões sobre sociedade com novas narrativas e valores, economia digital e em rede, paradigma da escassez e da abundância, ou seja, como lidar com muito trabalho e pouco recurso, além de comunicação nas redes sociais, comunicação e influência, entre outros aspectos.



A jornalista da Unimed Chapecó, Andressa Recchia, realçou que cooperativismo é um ramo muito amplo. “Vejo no encontro uma oportunidade de ampliarmos as ideias para disseminar esse modelo de negócio e, especialmente, envolver a comunidade. É um momento para explorarmos e reforçarmos os benefícios de cooperar, além de aprimorar a comunicação a respeito do tema”. 




Fonte: Assessoria de Imprensa