Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

22/10/2018

Aurora Alimentos adere ao Programa de Desenvolvimento da Gestão da Cooperativa

O Programa de Desenvolvimento da Gestão da Cooperativa (PDGC) foi foco de workshop com as equipes de alguns setores estratégicos da Cooperativa Central Aurora Alimentos, na última semana, em Chapecó. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) com o objetivo de apresentar os critérios deste modelo considerado referência e sensibilizar o grupo para promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança.



Instituído em 2013, o PDGC é um programa voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas por meio de metodologia pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) - um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.



A gerente geral do Sescoop Nacional, Karla Tadeu Duarte de Oliveira, explicou que o programaoferece um instrumento de avaliação que permite um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. A iniciativa, que funciona em ambiente web, também gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.



Carla destacou, ainda, os desafios a enfrentar que incluem a qualificação de mão de obra, profissionalização e governança, fortalecimento da representatividade, estímulo à intercooperação, fortalecimento da cultura cooperativista, promoção da segurança jurídica e regulatória e o fortalecimento da imagem e comunicação do cooperativismo. “O PDGC tem potencial de gerar grande valor a partir do engajamento e da liderança de todos”, observou.   



O vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, realçou que o programa será essencial para a cooperativa porque permite a busca constante à excelência, oportunizando sensível melhora nos métodos de gestão. “A Aurora já alcançou níveis bastante acentuados. Todo dia nossa equipe está buscando melhorias, mas quando se trata da adoção de um método reconhecido e comprovado que nos leva à excelência precisamos aderir, pois vai nos transportar com maior velocidade ao objetivo final que são os resultados. No meio cooperativo costumamos compartilhar os resultados em toda a cadeia, desde o produtor, fornecedor, cliente, empregado e cooperado e, ao analisarmos a forma como o programa foi proposto, ele atende nossas expectativas”. 



O superintendente do SESCOOP/SC, Neivo Luiz Panho, enfatizou que o sistema incentiva a adesão das cooperativas ao programa. “A ferramenta tem importante sentido tanto em dimensão nacional como no Estado e dentro da Aurora, pois permite gerar informações de relevância para que se avalie, como cooperativa central, como está o conjunto de suas cooperativas filiadas. Temos resultados bem positivos nas 100 cooperativas que aderiram ao programa no Estado e, todas depois que conhecem como é a metodologia, seu objetivo e o fundamento que levou ao desenvolvimento da ferramenta, acabam incluindo em sua rotina de forma permanente”.  



Os indicadores do programa em Santa Catarina vêm melhorando a cada ano. “A iniciativa tem fundamentação e permite à cooperativa fazer uma autoavaliação por meio de critérios que possibilitam observar em que áreas precisam ser implementadas melhorias. O SESCOOP/SC oferece subsídios para que essas melhorias possam ser concretizadas”, completa Neivo Luiz Panho. 



 A programação seguiu com explanação da instrutora Luciana Lima, da Fundação Nacional da Qualidade que detalhou os passos da metodologia que é aplicada em ciclos anuais, visando a melhoria contínua do planejamento, execução, controle e aprendizado.




Fonte: Assessoria de Imprensa


..