Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/08/2019

15° Encontro de Comunicadores das Cooperativas Catarinenses reúne 70 profissionais em Florianópolis

Comunicação integrada nas cooperativas, novas tendências no ramo e a relação da comunicação com a neurociência foram alguns dos temas abordados na  15ª edição do Encontro de Comunicadores das Cooperativas Catarinenses. Realizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), com o apoio da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), o evento aconteceu em Florianópolis, nos dias 7 e 8 de agosto, e teve uma participação recorde de público, cerca de 70 pessoas, entre comunicadores e presidentes de cooperativas. 



>> Veja fotos do evento



Além de parabenizar os presentes, o presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, destacou a atuação dos profissionais nas cooperativas: “Os comunicadores têm um papel muito importante na divulgação de informações sobre o cooperativismo entre os colaboradores e associados e também para a sociedade. Todo esse trabalho une as cooperativas e ajuda a fomentar o crescimento do sistema em todo o Estado”.  



A abertura do Encontro aconteceu com a palestra do jornalista especializado em comunicação corporativa, Luiz Gaulia. Ele abordou a temática “Comunicação Integrada, Porta-Voz e Gestão de Crise” e salientou a importância do comunicador na construção de uma reputação para as cooperativas. Ele classificou o processo, a longo prazo, como fundamental para gerar confiança no serviço disponibilizado. 



“A comunicação é fundamental, não só para vender, mas para alinhar o discurso interno e externo, passando os propósitos e objetivos da cooperativa e fazendo com que as pessoas conheçam as vantagens de fazer parte desse sistema”. Essa é a visão da segunda palestrante, Camile Silva, Supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob SC/RS, que apresentou o case da cooperativa. Ela mostrou as principais ações de comunicação e marketing realizadas pela Central com as cooperativas filiadas ao Sicoob SC/RS.



No segundo dia do evento, Rafael Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Rio de Janeiro, falou sobre “Novas Tendências para a Comunicação Interna”. A partir de exemplos e aplicações práticas, comentou sobre a necessidade de colocar as pessoas como “principal fonte de informação”, destacando a necessidade de aproximar o público externo e interno para gerar engajamento.



Com a palestra “Neurociência e Comunicação”, Ana Souza encerrou o evento. A professora e cientista na área de Fisiologia, que atua especificamente em Neurofisiologia, falou sobre a motivação no processo de tomada de decisões e o papel da comunicação na emissão de mensagens claras, que podem ser percebidas de diferentes maneiras pelas pessoas. 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC