Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

06/09/2019

SESCOOP/SC forma 100 mulheres no Programa Mulheres Cooperativistas em julho e agosto

“Gostei muito de participar, pois temos um grupo de mulheres dispostas a grandes transformações, aprendendo valores e conceitos fundamentais do cooperativismo”. O sentimento de Rosely Zanatta, pecuarista cooperada do Sicoob Crediaraucária, demonstra a importância do Programa Mulheres Cooperativistas. Realizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o Programa formou 100 mulheres nos meses de julho e agosto, nas cooperativas Sicoob Crediaraucária, Cooperja e Sicoob Credivale, e tem como objetivo fomentar o protagonismo feminino e integrar a mulher no cotidiano da cooperativa. 



O Sicoob Crediaraucária, cooperativa da qual Rosely faz parte, é estreante e formou sua primeira turma de 27 mulheres em agosto. João Frischembruder, vice-presidente e coordenador de Promoção Social na cooperativa, acredita que a experiência superou as expectativas. “Quando a gente trabalha com os dois lados, homem e mulher, temos uma visão mais ampla e conseguimos fazer um trabalho mais cooperativo”, acrescenta.



Para o Presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, a posição de ambos reforça a visão da entidade, que reconhece a relevância das mulheres no desenvolvimento das cooperativas: “O SESCOOP/SC realiza desde 2013 esse Programa e, nesse período, pudemos perceber o crescimento do envolvimento e participação feminina. Atualmente, 38% dos cooperados são mulheres, que têm importante atuação dentro dos ramos, ajudando o sistema cooperativo catarinense a crescer”. 



Durante a formatura de 38 mulheres em agosto, o Presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, destacou a importância do Programa: “Estamos preparando pessoas para assumir funções de líderes e dirigentes nas cooperativas hoje e no futuro”.  Participando desde 2014 do Mulheres Cooperativistas, a Cooperja já formou 120 mulheres e possui cinco núcleos femininos, em diferentes regiões de atuação. Algumas delas, inclusive, participam dos conselhos Administrativo e Fiscal da cooperativa.





Para a professora e agricultora Claudia Picolo, que se formou este ano na Cooperja, o Programa Mulheres Cooperativistas foi importante para aprimorar métodos de administração da propriedade. “Com o Programa, entendemos a importância da mulher na gestão da propriedade e como essa gestão deve ser compartilhada com a família. Além disso, percebemos que devemos ter planejamento, calculando e planejando os gastos”, revela.



Roswita da Rosa Michels, cooperada do Sicoob Credivale, se sente mais próxima do cooperativismo por meio do Programa. “Cada novo módulo trazia um professor e um assunto diferente. Aprendi muito sobre o cooperativismo e pude trocar experiências com as outras colegas participantes”, comentou Roswita, que foi uma das 35 mulheres que se formaram, em agosto, no Sicoob Credivale. 



Sobre o Programa



Criado pelo SESCOOP/SC, o Programa Mulheres Cooperativistas tem o objetivo de promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo. Por meio da Educação Cooperativista e do aprimoramento de conhecimentos, promove uma melhor organização e participação das mulheres na cooperativa. 



O Programa também tem o intuito de conhecer e integrar a mulher cooperada, apresentar noções importantes sobre cooperativismo, fortalecer a identidade da cooperativa entre as participantes e orientar a mulher para uma atuação eficaz dentro da cooperativa, estimulando, inclusive, o senso de liderança.



Para melhor aproveitamento dos temas, o Programa é realizado em três etapas (sensibilização, formação modular e Núcleo Feminino) e tem duração média de seis meses. Entre os eixos temáticos abordados, destacam-se o Cooperativismo, Liderança, Protagonismo Feminino, Empreendedorismo Cooperativo e Organização do Quadro social.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC