Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

20/12/2019

Cooperitaipu é parceira do Programa Eficiência Energética do Sebrae

Fazendo parte do projeto Encadeamento Produtivo do Sebrae, o Programa Eficiência Energética buscou fazer um diagnóstico na situação elétrica das propriedades dos associados à Cooperitaipu que atuam nos segmentos de suínos, aves e leite.



Os técnicos da empresa contratada pelo Sebrae já realizaram as vistorias e apresentaram os laudos aos agricultores. Todo esse procedimento é feito gratuitamente. Único pré-requisito foi ter concluído os cursos do De Olho na Propriedade e Qualidade Total Rural. O Agricultor também é livre para escolher a empresa que quiser para realizar as melhorias elétricas orientadas no relatório.



O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani, e a gestora local do projeto, Joselita Tedesco, afirmaram que esta é mais uma inovação do Encadeamento Produtivo que iniciou há duas décadas. O Gerente Técnico da Cooperitaipu, Fernando Rohr, explica que o objetivo é fazer com que a propriedade seja sustentável, além de contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade.



Já o Presidente da Itaipu, Arno Pandolfo, comenta que a intenção do programa é fazer com que as pessoas sejam treinadas e adotem a prevenção elétrica como rotina, diminuindo riscos e minimizando o consumo de energia. “É algo inédito e necessário; e quem realizar as mudanças na eficiência energética em suas propriedades, vai sentir com certeza uma mudança positiva”, destaca Pandolfo.



O processo



As ações incluíram análise das últimas 12 faturas de energia afim de identificar oportunidades de redução do valor como possíveis erros de faturamento, ganhos com alteração da opção tarifária, compatibilidade entre a carga elétrica instalada e o consumo de energia, excesso de consumo devido a fugas e outros dados. Realizada entrevista com o empresário rural para conhecer seu processo de produção, rotinas de trabalho e tempo de uso de cada equipamento.



Outra ação foi o levantamento de características dos equipamentos de iluminação existentes para verificar se eram apropriados ao ambiente. Verificada ainda a segurança das instalações elétricas com foco para a identificação de riscos pessoais, assim como do patrimônio da empresa rural.



Parceiros



O projeto "Encadeamento Produtivo" da Aurora Alimentos e Sebrae é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.




Fonte: Assessoria de Imprensa CooperItaipu