Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

29/03/2021

SESCOOP/SC realiza evento voltado aos comunicadores

“A Comunicação como Estratégia de Relacionamento” foi a temática abordada pela palestrante Jacqueline Ferreira Gomes, na última sexta-feira (26), na primeira palestra do ano voltada aos comunicadores das cooperativas de Santa Catarina. O encontro remoto foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e reuniu mais de 80 pessoas.



Jacqueline explicou que o desafio dos profissionais da área é desenvolver um novo olhar para a comunicação, aliando os conhecimentos técnicos adquiridos nas Universidades com a evolução constante no processo de comunicar. “Antes, os conceitos remetiam do relacionamento para comunicação. Porém, o momento atual faz com que o processo seja invertido, ou seja, da comunicação para o relacionamento. Logo, as cooperativas, como modelo de negócios, precisam se conectar intimamente com seus públicos internos e externos”, ressaltou.



A comunicação como via para relacionamento implica na compreensão da técnica, do meio, da mensagem voltadas para a construção de sentido. “Esse prisma ocorre, pois vivemos em um momento de mercado em que a experiência ganha elemento decisório. Com a chamada ‘era da experiência’ buscamos nos conectar, compartilhar vivências, consumir produtos e serviços por meio de experiências diferenciadas”, explicou.



Segundo Jacqueline, o conceito de experiência é a soma de todas as percepções do cliente, em cada uma das interações com o negócio. É o que criará a percepção final em relação a experiência que a marca/cooperativa entrega. Essa interação construí uma relação de valor, que ocorre por meio de processos, meios, mensagens propagadas, produtos e serviços da marca, que precisam ser positivos e satisfatórios.



No processo de evolução da comunicação e para que as cooperativas se mantenham conectadas com seus públicos, de acordo com Jacqueline, é preciso: informar para sensibilizar; relatar para contar histórias; fonte para propósito; técnica para humanização e dados para maneira de existir do negócio.



 




Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema OCESC