Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

08/04/2021

Código Identificador da Operação de Transporte é tema de Workshop promovido pelo SESCOOP/SC

Qual o entendimento das cooperativas a respeito do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT)? Qual a realidade enfrentada no dia a dia pelas cooperativas do ramo? Esses questionamentos nortearam a segunda edição do Workshop on-line promovido pelo SESCOOP/SC, nesta quarta-feira (07), voltado às cooperativas de transporte e demandantes.



Segundo Tiago de Barros Freitas, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o tema é um dos mais controversos no que diz respeito ao ramo transporte. Os principais entraves do processo, os impactos junto às cooperativas e a Resolução Nº 5.862, que regulamenta o cadastro da Operação de Transporte, foram alguns dos itens esclarecidos pelo técnico.



Tiago ressaltou ainda, que, ano após ano, as cooperativas vêm se adaptando a obrigatoriedade na emissão do CIOT. Mas, segundo ele, há uma necessidade de um grande suporte técnico por trás dessa tarefa. O Marco Regulatório do Transporte de Cargas, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado, também foi pauta da reunião.



“As cooperativas têm um portfólio muito grande de normativos por serem um modelo societário diferenciado. Desta forma, o entendimento do cenário e o que muda de uma resolução para outra é fundamental”, mencionou Tiago ao destacar que a OCB disponibiliza manuais específicos do ramo transporte para suporte e assessoramento das cooperativas.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC