Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

10/06/2021

Palestra promovida pelo SESCOOP/SC falou de Sustentabilidade na teoria e na prática

O conceito de Sustentabilidade e sua correlação com aspectos como contexto, crise e negócios norteou a palestra “Sustentabilidade de Prática, (ESG) – Indo Além do Conceito” realizada no dia 08/06, com promoção do SESCOOP/SC, voltada aos profissionais das cooperativas.  O modelo cooperativista já tem seus princípios e valores associados à sustentabilidade, porém, o objetivo foi de ampliar a discussão a respeito de como trazer a vertente sustentável para o modelo de negócio.



Autora do livro Sustentabilidade na Cadeia de Valor: estratégicas, conceitos e práticas, Simone Faustini, que é Mestre em Engenharia da Produção e MBA em Gestão da Responsabilidade, conduziu a palestra propondo a reflexão do papel e das ações das cooperativas mediante três sistemas que, segundo ela, compõem o modelo de sustentabilidade: econômico, social e ambiental.



“Quando geramos um desequilíbrio no sistema social, por exemplo, afetamos os demais sistemas interligados e, desta forma, não estamos proporcionando o equilíbrio que é uma das principais definições de sustentabilidade”, explicou. Simone defendeu que é fundamental que o planejamento do modelo de negócio esteja atrelado às ações para evitar e combater os riscos e crises existentes, sejam de origem econômica, social ou ambiental.



Identificar as ações que a cooperativa já exerce e o que ainda precisa fazer auxiliam na elaboração do Plano de Sustentabilidade, segundo Simone. Com isso, ela afirma que é importante ter o próprio conceito de sustentabilidade bem definido, o que facilita nas estratégias de comunicação do negócio. A palestrante, que também é certificada pela formação nas Diretrizes GRI, concluiu destacando que a elaboração do Relatório GRI por parte das cooperativas é o documento indicado para medir o desempenho socioambiental de cada uma e, a partir de então, ter um ponto de partida para o planejamento das ações.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC