Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/07/2021

SESCOOP/SC promove ciclo de palestras sobre inovação

Os mitos e verdades que envolvem a inovação e as lições trazidas pela pandemia dentro dessa temática foram abordados na primeira de uma série de palestras voltadas às cooperativas de Santa Catarina, promovida pelo SESCOOP/SC, para enfatizar o contexto da inovação em seus diferentes aspectos. O melhor caminho para se obter um processo inovador dentro das cooperativas conduziu a apresentação do palestrante e especialista em Gestão Estratégica da Inovação, Thiago Martins Diogo.



O princípio cooperativista da intercooperação foi defendido por Thiago com um dos facilitadores no processo de inovação das cooperativas, por promover a integração de pessoas e o trabalho em conjunto. Entre os mitos da inovação, o palestrante destacou o chamado “Momento Eureka”, que é a falsa ideia de achar que súbitos insights possam dar espaço para a inovação. “Os esforços inovadores não fracassam por falta de ideias, mas por falta de acompanhamento cuidadoso e atencioso”, destacou ao explicar que, além de ser ter boas ideias, a inovação exige supervisão e exato conhecimento do problema a ser resolvido.



Outro mito desmistificado por Thiago é o fato da chamada Inovação Bottom Up ser vista como a melhor maneira de se inovar. O termo significa “debaixo para cima”, que representa dizer que o processo inovador deve seguir esse fluxo. Por outro lado, Thiago destaca que não deve ser apenas assim.



Segundo ele, os esforços de inovação de baixo para cima se beneficiam de altos níveis de engajamento dos funcionários; já os esforços de inovação de cima para baixo se beneficiam do alinhamento direto com os objetivos da empresa. Por isso, segundo ele, as corporações inteligentes usam ambas as abordagens. “Os altos executivos não estão próximos o suficiente da ação para serem capazes de apresentar ou implementar novas ideias, portanto, eles precisam empurrar a responsabilidade pela inovação para dentro da organização”, ponderou.



A próxima palestra voltada ao tema da inovação será realizada no dia 13 de julho, intitulada Inovação: para processos, produtos e serviços, voltada aos profissionais das áreas comercial, vendas, compras e RH. As inscrições podem ser feitas no site do SESCOOP/SC: http://www.sescoopsc.org.br/secao/treinamento




Fonte: Assessoria de comunicação interna do Sistema OCESC