Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

08/09/2021

Como aplicar a sustentabilidade nas cooperativas foi tema de palestra do SESCOOP/SC

"Sustentabilidade é uma construção conjunta". Este foi o conceito definido por Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi e Elizabete Catapan em palestra com o tema Sustentabilidade - O que é como aplicar nas cooperativas, realizada pelo SESCOOP/SC, na última semana. "Este é um conceito, que se alinha, perfeitamente, com os princípios do cooperativismo e seus valores", afirmaram as profissionais, ambas agrônomas e doutorandas em Engenharia e Gestão do Conhecimento.



Segundo Cinthya e Elizabete, ações ordenadas, visão global e mudanças de pensamentos são fundamentais para a gestão de sustentabilidade, que se conecta em diferentes pontos de aplicações dentro de uma organização. "Antes, se tinha mais tempo e o modelo baseava-se na produção, não se preocupando com a gestão. Hoje, este tempo ficou mais curto, necessitando a utilização de metodologias ágeis na gestão dos processos", concluíram.



Sobre cooperativismo e sustentabilidade, afirmaram que o líder tem um papel importante na gestão das ações da empresa. "As lideranças sofrem constante mudanças dentro das empresas. Por isso, é um processo transicional entre o líder e seus seguidores, um sistema de troca", acrescentaram.



No modelo de sustentabilidade apresentado pelas palestrantes, suas definições vão muito além do equilíbrio ambiental, econômico, político, social e cultural. Planejamento, responsabilidade, desenvolvimento, comprometimento, futuro e sobrevivência foram alguns dos elementos sugeridos pelos participantes da palestra para compor o modelo de sustentabilidade que, segundo elas, "traz o contexto para tudo".



Concluindo, as palestrantes apresentarem um comparativo da Agenda 2030 (acordo global com 17 objetivos do desenvolvimento sustentável) com os princípios do cooperativismo, que se apresentam como oportunidade e ferramenta de planejamento para as cooperativas, auxiliando-as no desenvolvimento sustentável. "Não é mais como, mas, quando aplicar as ações de sustentabilidade," finalizaram.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC