Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

19/11/2021

Encerramento das demonstrações contábeis e notas explicativas foram temas de cursos do SESCOOP/SC

Nos dias 16 e 17 de novembro, o SESCOOP/SC realizou cursos online sobre preparação para encerramento das demonstrações contábeis e sobre elaboração de notas explicativas para sociedades cooperativas, destinado a contabilistas, contadores, técnicos, analistas, assistentes e auxiliares contábeis e tributários das cooperativas. Ambos os cursos foram conduzidos pelo professor, Laudelino Jochem, especialista em contabilidade e finanças.



No primeiro dia, Laudelino enfatizou os cuidados e erros mais cometidos no encerramento contábil, que se aplicam às pequenas, médias e grandes cooperativas. Com isso, fez um alerta importante sobre a base legal da contabilidade e órgão regulador oficial, que devem utilizar normas distintas em relação às cooperativas que não estiverem subordinadas a um órgão regulador.



Durante a apresentação, o professor abordou todas as etapas de encerramento das demonstrações contábeis, relacionando seus objetivos e demonstrando exemplos práticos. Enfatizou que as demonstrações contábeis devem conter informações úteis para os usuários: tendência, cenários e perspectivas da cooperativa; comportamento do fluxo de caixa e capacidade de pagamentos.



Na quarta-feira (17), o tema apresentado foi a correta elaboração de notas explicativas. Laudelino definiu como o espaço onde os contadores demonstram conhecer as cooperativas e a profundidade com que conhecem as normas contábeis. Ao iniciar os trabalhos, ressaltou os cuidados e atenção que se deve ter na elaboração das notas, como: excesso ou a falta de informações; informações relevantes; nomenclatura e linguagem adequada; bom senso e critérios racionais.



Laudelino discorreu ainda sobre as fontes, diretrizes, ordem de apresentação e sumário, itens necessários para elaboração de uma boa nota explicativa. Ao final do curso, disponibilizou aos participantes do evento, um roteiro completo e detalhado para auxiliar na elaboração de notas explicativas mais assertivas.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC