Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

29/11/2021

Palestra do SESCOOP/SC destacou processo de excelência na gestão de cooperativas

A implementação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e seus benefícios foi a abordagem da palestra realizada na última quarta-feira (24), pelo SESCOOP/SC às cooperativas aderentes ao PDGC. O evento foi conduzido pelos professores Cícero Caiçara Junior e Clodoaldo Carmo, especialistas há mais de 20 anos na gestão de excelência.



Utilizando-se da analogia de um voo espacial (o voo da excelência) e através de exemplos práticos, ambos fizeram uma abordagem passando por sete etapas, as quais chamaram de estação, em que cada uma representava uma etapa do programa PDGC.



A primeira, por exemplo, diz respeito à sensibilização da equipe acerca dos ganhos a serem obtidos a partir da jornada rumo à excelência. Cícero destacou que a excelência em gestão não ocorre de maneira imediata, pois é um processo gradual. E Clodoaldo defendeu que "uma cultura forte é a base de mudança para qualquer organização".



Assim, seguiram até chegar à sétima e última estação que, segundo eles, é definida como voo da excelência. Segundo os especialistas, é a etapa de monitoramento dos resultados por meio de indicadores e da realização de "benchmarking" sistematizado para aprendizado contínuo. Ao finalizar, Clodoaldo ressaltou que "para atingir excelência é necessário ser obstinado em relação aos esforços, que apesar das turbulências, tem que ter persistência".




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC