Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

02/05/2022

Apoio à pesquisa

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram, nesta quinta-feira (28), chamada pública de fomento financeiro para projetos de pesquisa acerca do cooperativismo brasileiro. O edital oferece até R$ 4 milhões para fomento de projetos nas áreas de Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo. 



Segundo o edital, podem participar pesquisadores de todo o país ligados a universidades (públicas ou privadas) e outros institutos de ciência, pesquisa e inovação cadastrados no Diretório de Instituições do CNPq.



Os contemplados poderão custear bolsas de fomento, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participação em congressos e até mesmo custear equipamentos e materiais para executar o projeto. “Outro diferencial, se comparado a outras chamadas de pesquisa, é o fomento exclusivo para o cooperativismo, o que garante que o apoio chegará até os pesquisadores que tenham as nossas cooperativas como objeto de investigação”, explica Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB. 



Prazos – A data limite para submissão de propostas se encerra em 17 de junho. A divulgação do resultado preliminar, no Diário Oficial da União, está prevista para 1º de agosto. O prazo para recursos encerra em 10 de agosto e a decisão final será divulgada no dia 29 de agosto.



Histórico – A parceria Sescoop e CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas, no qual o Sescoop financia projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa.



Os interessados em participar da Chamada podem conferir todos os detalhes do edital no link: https://in.coop.br/cnpq




Fonte: Sistema OCB