Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

20/06/2022

Negociação e seus desdobramentos foi tema de Workshop do SESCOOP/SC

O processo de negociação está presente em diversos momentos e situações do dia a dia. Seja na hora de concretizar uma venda ou em uma situação corriqueira entre diferentes partes que precisam chegar a um consenso. Sobre as formas de negociar e suas etapas que o Workshop online “Negociação”, promovido pelo SESCOOP/SC, orientou na última terça-feira (14).



A apresentação do conteúdo foi conduzida pelo especialista em Competências Interpessoais e Equilíbrio Emocional, Cesar Augusto Borges de Souza. Para ele, as pessoas não se sentem preparadas para fazer uma negociação por três importantes motivos: não acreditam suficientemente na eficácia da preparação; por estarem ocupadas demais para investir tempo nisso e por não saberem como se preparar de maneira produtiva. “Uma negociação deve reproduzir um acordo sensato. Quando há emoção envolvida numa negociação, dificilmente, teremos um acordo”, afirmou.



O especialista propôs exercícios práticos que fizeram com que os participantes interagissem entre si e aplicassem as técnicas abordadas. Cesar definiu que uma boa negociação deve ter um plano com “minhas melhores alternativas x as melhores alternativas dele(a)”. Para isso, segundo ele, é preciso reconhecer e analisar os diferentes métodos dos negociadores: o passivo, que oferece quase tudo; o agressivo, que quer tudo; e o assertivo, que vê os dois lados. “Para negociar melhor, é preciso produzir um acordo sensato, se houverem possibilidade de acordo. Deve-se aprimorar o relacionamento entre as partes ou, pelo menos, não prejudicar”, ponderou.



 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC