Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

14/07/2022

Mercado de carbono nas cooperativas foi assunto abordado em palestra do SESCOOP/SC

A emissão de gases poluentes e responsáveis pelo efeito estufa no mundo foi o tema de abordagem da palestra online Crédito de Carbono, promovida pelo SESCOOP/SC, na última terça-feira (12). O evento foi destinado aos gestores, técnicos de cooperativas do ramo agropecuário e demais interessados. A engenheira ambiental e técnica agropecuária, Clarissa Menezes de Souza, falou sobre o assunto esclareceu sobre a importância da existência de um sistema de gestão para o controle de emissão dos gases.



A sustentabilidade corporativa foi destacada pela profissional como um dos caminhos para o correto controle de emissões. Ela também abordou a Lei nº 12.187/2009, que estabeleceu no Brasil a Política Nacional de Mudanças Climáticas.  “É cada vez maior a necessidade de uma sustentabilidade corporativa nas organizações, que olhe para o todo, gere indicadores e metas. Assim, o controle de emissões desses gases passa a fazer parte da estratégia de negócio das empresas” afirmou.



A importância de relatar as ações em prol do meio ambiente em relatórios de sustentabilidade também foi apontada pela profissional, como um dos itens que podem auxiliar nas certificações de crédito de carbono. Os créditos são emitidos para pessoas e/ou empresas que possuem iniciativas de redução dos gases do efeito estufa.



O vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Antônio Zordan, acompanhou a palestra e mencionou a preocupação pela falta de especialistas que possam orientar as organizações em como desenvolver estratégias de preservação do meio ambiente. Zordan destacou que uma das práticas da Aurora, por exemplo, é a remuneração ao produtor que se dedica à questão ambiental e social. “A Aurora já tem esse diferencial. E palestras como essa auxiliam a ampliar a visão sobre o assunto. Aliado a isso, precisamos de pessoas que demonstrem na prática como aplicar ações que neutralizem os efeitos desses gases”, concluiu.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC