Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

22/11/2022

Cursos do SESCOOP/SC abordaram elaboração de demonstrações contábeis e notas explicativas para cooperativas

Destinado aos contabilistas das cooperativas catarinenses, foram realizados nos dias 16 e 17 de novembro, os cursos online Preparação para Demonstrações Contábeis e Elaboração de Notas Explicativas para Sociedades Cooperativas, promovidos pelo SESCOOP/SC. O conteúdo foi conduzido por Laudelino Jochem, especialista em contabilidade e finanças.



No primeiro dia, Laudelino orientou sobre os modelos contábeis vigentes no Brasil, a Estrutura Conceitual para relatório financeiro, os elementos e o conjunto completo das Demonstrações Contábeis, entre outros. Durante a apresentação, o professor abordou todas as etapas de encerramento das demonstrações contábeis, relacionando seus objetivos e demonstrando exemplos práticos. Enfatizou que as demonstrações contábeis devem conter informações úteis para os usuários: tendência, cenários e perspectivas da cooperativa; comportamento do fluxo de caixa e capacidade de pagamentos.



Na quinta-feira (17), o especialista indicou as principais fontes para elaboração e embasamento das notas explicativas. De acordo com ele, tudo que tem no relatório precisa ter uma prova por trás, um suporte para ser verificável. Apresentou também o conteúdo mínimo que deve ser divulgado nelas, o excesso ou a falta de informações e o que de fato é relevante. Para não haver erro o palestrante apontou a importância das diretrizes que devem ser seguidas “As normas são determinantes, se a gente não estudar profundamente as normas nós não temos capacidade técnica de redigir as notas explicativas”.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC