Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

03/05/2023

Metodologias Ágeis são abordadas em curso online do SESCOOP/SC

Proporcionar conhecimento teórico e prático sobre os diferentes tipos de metodologia ágil de forma dinâmica e descomplicada, foi o objetivo do curso “Metodologias Ágeis” realizado nos dias 13 de abril e 02 de maio, promovido pelo SESCOOP/SC. Os dois dias de curso foram conduzidos pelo professor Fabio Fontanela Moreira, pós-graduado em Gestão Empresarial.



Fábio comentou sobre os conceitos fundamentais da gestão ágil, apresentou os sistemas de gestão 1.0, 2.0 e 3.0, a evolução do mundo VUCA para o mundo BANI e o conceito de Metodologia Ágil que, de acordo com ele, é um modelo e uma filosofia que tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço com o objetivo final de fazer entregas de forma mais eficiente e com maior frequência, conforme as necessidades do cliente. “O ágil surge como uma resposta ao mundo em transformação”, apontou.



Durante a apresentação o professor falou sobre o Manifesto Ágil e seus 12 princípios, a relação entre Agile (metodologia ágil) e Waterfall (metodologia tradicional), suas diferenças e semelhanças. Orientou sobre os frameworks agile, que são ferramentas que utilizam os princípios ágeis como: Scrum, Nexus, Kanban, FDD, OKR, entre outras. Enfatizou as ferramentas Scrum e OKR através de atividades práticas com os participantes do curso.



Fábio abordou ainda sobre a Agilidade de Negócios seus princípios, formas de pensar, benefícios e desafios. “A agilidade de negócios é apropriada para qualquer organização que enfrenta incertezas e mudanças rápidas”, destacou.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC