Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

15/05/2023

Sistema OCESC capacitou técnicos sobre manejo de pastagens, recursos hídricos e fertilidade do solo

Direcionada às cooperativas do ramo agropecuário, a palestra realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta segunda-feira (15), teve como objetivo qualificar os profissionais que atuam com bovinocultura. O engenheiro agrônomo, Humberto Bicca Neto, funcionário de carreira da EPAGRI, falou sobre o plano de ação estadual ABC+ SC, o primeiro plano setorial do estado, que busca a baixa emissão de carbono e adaptação as mudanças climáticas.



Humberto apresentou as linhas de ações e estratégias relevantes para alcançar as metas do plano, que estão diretamente ligadas aos processos de produção sustentáveis como, as práticas para recuperação e renovação de pastagens degradadas, sistemas irrigados, sistemas de integração, entre outros.



Alexandre Lenzi, doutor em zootécnica e professor na UFSC, tratou dos assuntos ligados ao aprimoramento do manejo de pastagens para gestão dos recursos hídricos e melhoria da fertilidade do solo. Observou sobre técnicas eficientes de manejo do pastoreio para que se tenha uma boa produção. Explicou que o manejo de pastagens perenes aumenta o teor de matéria orgânica e conserva a fertilidade do solo.



De acordo com Alexandre, é possível criar um ambiente pastoril adequado desde que se tenha manejo, controle de desfolha e subdivisões das áreas. Informou que o manejo sustentável de pastagem vem diminuindo as áreas de pastagens degradadas no Brasil. “Utilizando menor área de pastagem, com o manejo correto, é possível preservar áreas de florestas, nascentes e matas ciliares”, destacou.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC