Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

19/06/2017

Novas escolas catarinenses no Cooperjovem participam de capacitação do Educação para a Cooperação

Durante o mês de maio, 95 pessoas de 11 cooperativas e 18 escolas que entraram no Programa Cooperjovem neste ano participaram da primeira etapa do curso Educação para a Cooperação voltado para novas escolas. Os participantes são professores e gestores de escolas, além dos coordenadores do programa nas cooperativas. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) em três regiões de Santa Catarina com o objetivo de esclarecer e fundamentar os iniciantes sobre a proposta do Cooperjovem.



Na região Oeste, o curso contou com a presença de duas escolas do Sicoob Creditapiranga, uma escola do Sicoob São Miguel e duas da Auriverde; na região Sul, teve participação de uma escola da Ceprag, duas da Coopera, três do Sicoob Credija e duas da Credivale; e na região do Vale do Itajaí, contou com uma escola do Sicoob Crediaraucária, duas da Viacredi, uma escola do Sicoob Alto Vale e uma da Unimed Brusque. Nesta etapa do curso, os participantes debateram sobre a educação brasileira e o Programa Cooperjovem, o cenário atual, avanços e desafios. Também foram tratados assuntos como educação cooperativa e concepção democrática da educação; cooperação e cultura; construção coletiva do PEC (Projeto Educacional Cooperativo); cooperação e educação escolar.



A coordenadora do Cooperjovem no Sicoob Credija, Lurdes Manfioletti, participou da capacitação na região Sul, acompanhada de gestores das três novas escolas que entraram no programa neste ano, das cidades de Araranguá, Morro da Fumaça e Sangão. “É muito bom para que eles comecem a olhar para práticas pedagógicas diferentes, a relação com a comunidade, e para que passem a se perceber como agentes desse processo”, afirmou.



Segundo Sandra Regina de Vargas, gestora da Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi, de Araranguá, a decisão de entrar no Cooperjovem foi, principalmente, para tornar a escola mais democrática. “O programa vai de encontro com uma série de ações que já estávamos desenvolvendo, no sentido de que todos devem assumir seus compromissos e cooperar, olhar para o outro. Estamos no início da caminhada e o que ouvimos aqui é justamente o que queríamos. Com esses encontros, saberemos como podemos trabalhar e engajar mais pessoas na construção do projeto”, revelou.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Ocesc - Sescoop/SC