Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

01/12/2017

Jovens discutem empreendedorismo, criatividade e liderança no II Encontro Estadual do Programa JovemCoop

Em clima de animação e comprometimento, 250 jovens de nove cooperativas catarinenses participaram do II Encontro Estadual do Programa JovemCoop, que aconteceu nesta quinta e sexta-feira, dia 30 de novembro e 1 de dezembro, em Florianópolis. Diferente da primeira edição, o Encontro neste ano foi organizado por uma Comissão Estadual formada por 12 jovens e seis coordenadores que, com o apoio Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC), definiram a programação e o tema “Juventude Cooperativista: Protagonistas de uma Nova História”.



>> Veja fotos do evento



Érico Ebelin de Oliveira, um dos jovens que conduziu o cerimonial e participou da Comissão, conta que a organização do evento foi um grande desafio. A Comissão, composta por jovens das cooperativas que passaram pela formação em 2016, se reuniu duas vezes em 2017 e buscou sugestões com outros jovens dos Núcleos. Como resultado, o Encontro abrangeu palestras sobre empreendedorismo, criatividade e liderança, além de oficinas temáticas e apresentação de cases das cooperativas.



“A organização deste evento mostra o trabalho e o preparo que os jovens tiveram. Eles estão colocando em prática aquilo que aprenderam na cooperativa, e isso fortalece ainda mais o evento. A participação deles é fundamental. É democracia, é dar liberdade para que eles possam fazer o trabalho. Estão de parabéns”, comenta o presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.



O objetivo do Encontro é promover integração, conhecimento e troca de experiências entre os participantes do Programa JovemCoop, visando fortalecer o protagonismo juvenil e a liderança cooperativista, por meio da cultura da cooperação. Além das cooperativas COOPERITAIPU, COOPERJURITI, AURIVERDE, COOPER, COOPERALFA e COOPER A1, que formaram Núcleos em 2016, participaram desta edição os jovens da COOPERVIL/SICOOB VALE DO VINHO e SICOOB CREDITAPIRANGA, que passaram pela formação em 2017.



JovemCoop forma o futuro



Durante o evento, o presidente da OCESC e do SESCOOP/SC enfatizou a importância do Programa JovemCoop para o cooperativismo catarinense. “Nós estamos preparando esses jovens para a sucessão familiar, tanto na área urbana quanto agrícola, e para o futuro do cooperativismo. No dia de amanhã são eles que vão, com certeza, dar continuidade a esse trabalho. É de suma importância aquilo que a OCESC e o SESCOOP/SC estão fazendo com a participação das cooperativas. Nós somos apoiadores, mas as cooperativas que estão fazendo o trabalho na base”, destaca Suzin.



Para Érico, que trabalha e é cooperado da Cooper, em Blumenau, é difícil traduzir em palavras o que o Programa trouxe de benefícios para a vida profissional e pessoal. “Em 2016, quando estávamos aprendendo, a gente levava muitas coisas para a cooperativa. Fazíamos dinâmicas dentro das lojas, levávamos temas e disseminávamos o máximo possível do cooperativismo. Passamos por uma evolução muito grande no trabalho, na oratória, no protagonismo. Agora, na cooperativa, o pessoal escuta mais, presta atenção, porque ganhamos uma bagagem muito grande”, finaliza.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC