Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

02/02/2018

SESCOOP/SC apresenta novidades para 2018 na área da Promoção Social

A área de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC) já está trabalhando nos preparativos dos eventos e cursos promovidos em parceira com as cooperativas catarinenses em 2018. A grande novidade para este ano é a realização do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas em novo formato.



O presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, explica que o Encontro, nos próximos dois anos, terá a participação por rodízio, com a presença de 500 mulheres, abrindo a possibilidade para inclusão de novas cooperativas. “No formato anterior, com mais de 900 mulheres, não tínhamos como ampliar por falta de uma estrutura adequada em Florianópolis. Esse novo modelo, aprovado por representantes das cooperativas, será uma nova etapa para um dos eventos mais importantes realizados pelo SESCOOP/SC”, afirma.



Além do Encontro, os núcleos femininos já formados nas cooperativas ainda participarão de Seminários Regionais organizados durante do ano. Para contribuir para a formação de novos núcleos, o Programa Mulheres Cooperativistas contará com seis novas turmas em 2018, uma delas no Sicoob Oestecredi, que entra no Programa neste ano. Outras duas turmas estão previstas para a Cooper A1, uma na Cooperalfa, uma no Sicoob Creditapiranga e uma na Cooperitaipu.



Formação de Coordenadores e JovemCoop



Os coordenadores das cooperativas parceiras dos programas sociais do SESCOOP/SC (Mulheres Cooperativistas, JovemCoop e Cooperjovem) continuarão recebendo capacitação em 2018, visando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a condução dos programas. Para este ano, estão programados dois encontros de formação.



Com relação ao Programa Juventude Cooperativistas (JovemCoop), voltado aos jovens colaboradores, cooperados ou filhos de cooperados, quatro novas turmas serão abertas em 2018 nas cooperativas Sicoob Creditapiranga, Cooper A1, Cooperitaipu e Auriverde. Como aconteceu em 2017, os jovens serão os responsáveis pela organização do 3º Encontro Estadual do JovemCoop, programado para o final do ano.



Cooperjovem



Neste ano também acontece o 6º Encontro Estadual do Cooperjovem, em abril. Os coordenadores das cooperativas parceiras do Programa, que tem o objetivo de disseminar a cultura da cooperação nas escolas públicas do Estado, participarão de dois encontros de capacitação. Além do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), voltado também aos coordenadores das escolas, neste ano acontecerá pela primeira vez a realização de um encontro específico para os gestores das escolas. Serão realizadas também as etapas de formação básica e continuada para novos professores das 86 escolas participantes do Cooperjovem.



Por ser ano de Copa do Mundo, 2018 terá uma programação intensa nas escolas, com a realização do projeto Coopa de Futebol Cooperativo, que será criado pelas escolas e cooperativas aderentes, após diversas oficinas promovidas pelo SESCOOP/SC. Os eventos ocorrerão simultaneamente à realização dos jogos da Copa do Mundo e deverão atingir mais de 30.000 pessoas, entre alunos, professores, pais e comunidade.



Dia C



O lançamento do movimento Dia de Cooperar – Dia C 2018 está previsto para acontecer em Santa Catarina no dia 01 de março. Além da apresentação das novidades da campanha, o SESCOOP/SC fará o lançamento oficial da Revista Dia de Cooperar 2017, que apresenta as ações realizadas pelas cooperativas catarinenses dentro do Programa no ano passado.



No dia 30 de junho será realizada, pelo SESCOOP/SC, a segunda edição do Dia da Celebração em Florianópolis. Como aconteceu em 2017, o evento contará com a participação de cooperativas parceiras e oferecerá serviços e orientações sobre saúde, educação, cultura e responsabilidade social à comunidade.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC