Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

07/03/2018

SESCOOP/SC capacita coordenadores do Programa Cooperjovem

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, um encontro de formação para os coordenadores das cooperativas parceiras do Cooperjovem em Florianópolis. Durante dois dias de evento, 30 participantes conheceram as novidades do Programa para este ano e receberam orientações importantes para o desenvolvimento das atividades de acompanhamento junto às escolas.

“O curso foi muito bom, excelente. Percebo que Santa Catarina é um Estado muito maduro em termos de Cooperjovem, muito desenvolvido, referência no país. As cooperativas aqui são cases de sucesso para outras que estão começando e para as que já estão na jornada há bastante tempo, então é um Estado que tem muito a contribuir e muito a nos ensinar”, comentou Gleice Santana Morais, analista da Gerência de Desenvolvimento Social do SESCOOP Nacional, que participou do evento a convite do SESCOOP/SC.

O primeiro dia do evento ficou a cargo do professor Max Haetinger. Os coordenadores tiveram a oportunidade de refletir e exercitar sobre criatividade e inovação no processo de comunicação das cooperativas, de forma bem interativa e dinâmica. Haetinger abordou o papel e a atuação dos coordenadores para o fortalecimento das principais ações estratégicas do programa nas escolas.

A primeira parte do segundo dia de capacitação abordou os objetivos do Projeto de Acompanhamento Cooperativo (PAC), que são estruturados pelas cooperativas, e sua relação com os Projetos Educacionais Cooperativos (PEC), que são desenvolvidos pelas escolas participantes do Cooperjovem. O trabalho foi conduzido pela instrutora Denise Nunes, que orientou sobre o foco das principais ações de melhorias que deverão ser implementadas neste ano, de acordo com os resultados da avaliação 2017 do programa.

A programação contou também com a apresentação da nova categoria do Prêmio SOMOSCOOP, promovido pelo Sistema OCB, que este ano premiará o Cooperjovem através da atuação das cooperativas parceiras do programa. A apresentação foi feita por Gleice Santana Morais, analista da Gerência de Desenvolvimento Social  do SESCOOP Nacional. E, para finalizar o evento, Patricia de Souza, coordenadora da área de Promoção Social do SESCOOP/SC, apresentou as novidades do Programa para 2018 e repassou orientações importantes para a execução das atividades do cronograma a ser realizado pelo SESCOOP/SC.

De acordo com Francisco de Assis da Ros Nunes, que atua pelo primeiro ano como coordenador do Cooperjovem no Sicoob Credija, o evento foi muito importante e de muito aprendizado. “Eu já participava junto com a equipe, uma função auxiliar, mas agora é responsabilidade de coordenador. O curso me deu uma visão completa de como funciona o Cooperjovem e do trabalho do coordenador diante da escola”, revelou. O Sicoob Credija atua há oito anos no Programa, com nove escolas parceiras. “O Cooperjovem é muito importante para as escolas conhecerem realmente a cultura da cooperação. É fantástico. A gente vê a mudança acontecer nas pessoas”, finalizou.

Em 2017, o Cooperjovem teve a parceria com 24 cooperativas e 84 escolas de 54 municípios de Santa Catarina, beneficiando mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC