Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

01/06/2018

Área de Promoção Social do SESCOOP/SC realizou 206 eventos em 2017

A área de Promoção Social do SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina) realizou, em 2017, 206 eventos, com 2.032 horas/aula e 12.817 participações, dentro dos programas Cooperjovem, JovemCoop, Mulheres Cooperativistas, Liderança Colaborativa, Dia de Cooperar e com o 14º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas.

O programa Cooperjovem, que dissemina a cultura da cooperação por meio de atividades educativas, teve a participação, no ano passado, de 26 cooperativas e 91 escolas, de 57 municípios de Santa Catarina, beneficiando diretamente 524 professores e indiretamente 29.584 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental. Foram realizadas 46 ações, com carga horária total de 608 horas/aula e 1.394 participações.

No programa Juventude Cooperativista (JovemCoop) foram realizadas 100 ações, com carga horária total de 847 horas/aula e 3.249 participações. O programa, que atende a cooperados ou filhos de cooperados, com faixa etária entre 18 a 30 anos, de todos os ramos de cooperativas, tem objetivo de fomentar alternativas e estratégias de fortalecimento do cooperativismo, por meio da preparação de jovens conscientes do seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. Além da formação modular do programa que foi realizada em parceria com cinco cooperativas, os jovens ainda participaram deações de planejamento, workshops, formaturas e do 2º Encontro Estadual do JovemCoop.

No programa Mulheres Cooperativistas foram realizadas 56 ações, com carga horária total de 538 horas/aula e 2.166 participações. O programa atende cooperadas e/ ou esposas de cooperados, com faixa etária entre 25 a 50 anos, de todos os ramos de cooperativas, com objetivo de promover a educação cooperativista buscando conscientizar, capacitar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social de suas cooperativas. As ações englobaram formação modular realizada em parceria com quatro cooperativas, formaturas e reuniões de planejamento. Como etapa de formação continuada do programa, o SESCOOP/SC realizou pela primeira vez os Encontros de Casais, com um total de 872 participações e carga horária total de 66 horas. 

Além destas ações do Programa Mulheres Cooperativistas, foi realizado o 14º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, um evento de integração que envolveu a participação de 30 cooperativas que possuem trabalhos com o público feminino, com carga horária de 12 horas e que contou com 920 participantes.

Dia C e Liderança Colaborativa

O SESCOOP/SC realizou duas ações do Dia de Cooperar em 2017. O lançamento estadual contou com 65 participantes e carga horária de 08 horas/aula. A ação institucional, O Dia de Celebrar no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, reuniu 12 cooperativas e contou com 5.000 participantes e carga horária de 07 horas. Em 2017, o programa abrangeu em toda Santa Catarina ações de 83 cooperativas de 55 municípios, com participação de 8.893 voluntários e 254.314 beneficiários diretos, em 144 iniciativas realizadas.

No programa Liderança Colaborativa, o SESCOOP/SC realizou uma capacitação, com carga horária de 12 horas/aula e 23 participantes. O programa atende aos coordenadores de cooperativas responsáveis pelo acompanhamento local dos programas/projetos que são realizados em parceria com o SESCOOP/SC. 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC