Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

11/03/2019

Dia Internacional do Cooperativismo promove discussão sobre trabalho decente e justiça social

O Dia Internacional do Cooperativismo (CoopsDay) será comemorado em 2019 no dia 6 de julho com o tema “Cooperativas em Prol do Trabalho Decente” (em inglês, “Coops 4 Decent Work”). Definido pela ACI (Aliança Cooperativa Internacional), o propósito da escolha é reforçar a mensagem de que cooperativas são empresas centradas em pessoas, caracterizadas pelo controle democrático, que priorizam o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.

De acordo com estimativa divulgada pela ACI, cooperativas ao redor do mundo empregam ou são a principal fonte de renda de mais de 279 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população mundial em atividade. Em Santa Catarina, as 263 cooperativas registradas na OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) têm mais de 2,2 milhões de cooperados e cerca de 60 mil empregados.

Além dos números, estudos confirmam que, em comparação com outras empresas, os empregos em cooperativas tendem a ser mais sustentáveis, demonstram menores lacunas entre posições de maior e menor remuneração e estão melhor distribuídos entre áreas rurais e urbanas.

A intenção da ACI é que o Dia Internacional do Cooperativismo seja uma oportunidade para que a população em todo o mundo entenda como as cooperativas estão contribuindo para um ambiente de trabalho apropriado.

Tema atende ao ODS 8

Reconhecendo a desigualdade, o aumento da insegurança e os altos índices de desemprego, principalmente entre os jovens, a ACI escolheu o tema em apoio ao oitavo ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas): Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Nesse sentido, as cooperativas têm um papel importante na criação de empregos decentes e no empoderamento social através das comunidades locais.

A Aliança ainda considerou o segundo princípio do cooperativismo, Gestão Democrática pelos Membros, que enfatiza que as cooperativas são organizações democráticas, com seus membros participando efetivamente e igualmente na tomada de decisões.

Outro motivo que contribuiu para a escolha do tema é que, em 2019, a OIT (Organização Mundial do Trabalho) celebra seu centenário, com ênfase especial no futuro do trabalho. Neste contexto, a OIT e a ACI organizarão a conferência “As cooperativas e o Futuro do Trabalho”, no dia 24 de junho, logo após a 108 ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho.

Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. A celebração deste ano será o 97º Dia Internacional  do Cooperativismo. Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução que proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional do Cooperativismo, marcando o centenário da criação da ACl.



O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização acerca do movimento cooperativista. A data ressalta as contribuições do cooperativismo para a resolução dos principais problemas abordados pelas ONU e também é essencial para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema Ocesc, com informações da ACI