Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

13/03/2019

Nove escolas de Santa Catarina serão homenageadas

O cooperativismo é um modelo econômico que mostra ao mundo a importância do trabalho coletivo em prol de um objetivo em comum. É por isso que os Sistemas OCB e OCESC irão homenagear o trabalho de nove escolas de Santa Catarina, parceiras do Sicoob Creditapiranga, que levou o primeiro lugar na categoria Cooperjovem, do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado no ano passado. A ideia é reconhecer, publicamente, o empenho das escolas em contribuir com a disseminação dos valores cooperativistas e com o fortalecimento da cultura da cooperação.



O evento que ocorre no próximo dia 21/3, no município de Itapiranga, interior catarinense, faz parte da premiação recebida pela cooperativa, por ser parceira na operacionalização do Cooperjovem. Conheça, abaixo, as escolas a serem homenageadas:

Escola Municipal Integral Rural Celestino Forneck (Itapiranga)
Centro Educacional Helga Follmann (Tunápolis)
Escola Municipal Integral Rural Oscar Puhl (Itapiranga)
Escola Municipal Integral Bela Vista (Itapiranga)
Centro Educacional São João do Oeste (São João do Oeste)
Escola de Educação Básica Cristo Rei (São João do Oeste)
Escola Municipal Integral Esperança (Itapiranga)
Escola Municipal FUNEI (Itapiranga)
Escola Municipal Rural Santo Antônio (Itapiranga)



O EVENTO



Além da equipe do Sicoob Creditapiranga, são esperados alunos das escolas que ofertam o Programa Cooperjovem: crianças do Ensino Fundamental, com idades entre seis e 14 anos, pais, professores e funcionários das escolas, cooperativas e instituições parceiras, como Secretarias de Educação e Prefeituras.



O público terá a oportunidade de assistir ao espetáculo Imaginópolis ...uma terra encantada, movida pelo poder da imaginação! que conta a história de um povo místico que com ajuda de dois cavaleiros atrapalhados lutam contra um terrível dragão destruidor da imaginação, uma aventura engraçada que valoriza as virtudes e bons sentimentos que devemos cultivar no dia a dia. O espetáculo envolve técnicas de circo, teatro e dança e promete comover adultos e crianças que embarcarão juntos numa viagem à uma terra encantada, onde os livros nascem como frutos em uma grande árvore da vida.



Já estão confirmadas as presenças do superintendente do Sescoop, Renato Nobile, do presidente do Sescoop/SC, Luiz Suzin, do superintende do Sescoop/SC, Neivo Panho, do presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, e, ainda, do coordenador do programa Cooperjovem na cooperativa, Gilvane Kern.



COOPERAÇÃO



“A essência do Cooperjovem é estimular o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar, escolas, cooperativas e demais parceiros com atividades baseadas nos princípios e valores do cooperativismo. Os Sistemas OCB e OCESC, com destaque para o trabalho do Sescoop/SC, o Sicoob Creditapiranga e as escolas premiadas trabalham para isso: disseminar a cultura da cooperação”, comenta Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas da unidade nacional do Sescoop.   



SOBRE O COOPERJOVEM



O Programa Cooperjovem tem por objetivo ajudar a formar cidadãos mais solidários, participativos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável, sendo uma das principais iniciativas de divulgação e promoção da cultura da cooperação. O Cooperjovem está em 16 estados, em 630 escolas, conta com o apoio de 108 cooperativas e beneficia mais de 120 mil alunos por ano.



SOBRE O PRÊMIO



O Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB. A intenção é reconhecer as boas práticas de cooperativas brasileiras que tenham benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas. Ao todo, são sete categorias: comunicação e difusão do cooperativismo, cooperativa cidadã, desenvolvimento sustentável, fidelização, inovação e tecnologia, intercooperação e, claro, Cooperjovem, grande novidade da última edição.



1º LUGAR



O Sicoob Creditapiranga ficou em primeiro lugar por desenvolver o Cooperjovem seguindo as boas práticas de implantação e acompanhamento do programa. Além de ter alcançado resultados efetivos em relação à abrangência, as ações desenvolvidas pela cooperativa podem facilmente ser replicadas e, assim, servirem de exemplo a outras.




Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB