Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

25/03/2019

SESCOOP/SC promove Seminário de Indicadores e Processos do PDGC

Com a presença de 53 participantes de 33 cooperativas, o SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) promoveu, na última semana, na Grande Florianópolis e em Chapecó, o Seminário de Indicadores e Processos do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). Os eventos tiveram o objetivo de apresentar as melhorias feitas no questionário de autoavaliação do programa e de sanar as dúvidas das cooperativas que têm interesse em participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão.



Dentro da programação dos Seminários, Luciana Mattos Santos Lima, técnica conveniada com a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), órgão parceiro do SESCOOP na criação e implantação do PDGC, palestrou sobre o Modelo de Referência em Governança para o Sistema Cooperativo. Ela abordou as mudanças ocorridas no questionário do Programa, que agora conta com questões sobre o funcionamento das Assembleias Gerais e sobre o processo de admissão dos cooperados, por exemplo.



“As mudanças vão ajudar as cooperativas a montarem um modelo de governança com o qual elas possam se relacionar de forma transparente com os cooperados, criando um clima de confiança entre cooperado e cooperativa,” comentou.



As atualizações no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão também foram abordadas nos Seminários. Suzan Myaschita Vilela, Gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do SESCOOP, e Pâmella Jerônimo de Lima Brandão, Analista de Desenvolvimento Cooperativo e Coordenadora do Prêmio, encerraram os eventos sanando as dúvidas das cooperativas interessadas em participar do Prêmio.



“Implementamos as melhorias com base nas demandas vindas das cooperativas. Agora teremos duas categorias de premiação: as cooperativas que são reguladas pelo Banco Central e pela ANS, e as demais que não se enquadram, e também a possibilidade das centrais de federação participarem da premiação”, afirmou Suzan.



Os Seminários ainda contaram com as participações do técnico da FNQ, Luiz Eduardo Teixeira Malta, palestrando sobre a Gestão para a Excelência e Aplicação do PDGC, e do Coordenador Estadual do Programa, Elvio Silveira, que avaliou os indicadores obtidos pelo programa no último ano.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC