Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

06/09/2019

Ato cooperativo e questões tributárias foram foco do VI Seminário Contábil Tributário das Cooperativas Catarinenses

Com público de aproximadamente 50 profissionais, aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto a sexta edição do Seminário Contábil Tributário das Cooperativas Catarinenses, que abordou temas fundamentais que norteiam o dia-a-dia dos profissionais da área contábil e tributária das cooperativas. O evento é realizado anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC), em parceria com a Organização das Cooperativas do estado de Santa Catarina (OCESC) e com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), por meio da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista.



Nesta edição foi abordado o ato cooperativo, assunto primordial no delineamento das questões societárias, contábeis e tributárias de uma cooperativa. O Dr. João Caetano Muzzi Filho, advogado que atua como assessor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) nas questões que envolvem o cooperativismo nos tribunais superiores, deu uma aula sobre o assunto, apresentando conceitos teóricos e as interpretações sobre ato cooperativo, principalmente no âmbito dos litígios administrativos e judiciais.



O professor e vice-presidente de administração do CRC/PR, Laudelino Jochen, deu ênfase em sua apresentação para os princípios éticos e a conduta dos profissionais, tema que está em evidência no mercado de trabalho já que é um dos pilares dos programas de Compliance implantados nas empresas, cada vez mais necessários diante das exigências legais e do clamor da sociedade pelas políticas anticorrupção.



Devido a conflito de agenda, o Secretário da Fazenda de Santa Catarina, Sr. Paulo Eli, ficou impossibilitado de participar do evento como fora divulgado, delegando seu compromisso para servidor de sua equipe, Sr. Ramon Medeiros, que apresentou ao público e prestou esclarecimentos acerca da política de incentivos fiscais do Estado. Ramon Medeiros é o representante de Santa Catarina na Comissão Técnica Permanente – COTEPE/CONFAZ, por onde passam todas as discussões técnicas sobre incentivos fiscais em âmbito nacional, como é o caso do Convênio 100/97 que está em revisão e impacta fortemente o cooperativismo agropecuário.



Para fechar o evento, o Sr. Joao Hamilton Reck, auditor fiscal de tributos que atualmente atua como assessor na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, em Brasília, fez uma clara e objetiva apresentação sobre todas as propostas de reforma tributária que estão em tramitação, e também sobre a proposta que o Governo está preparando para lançar. De forma muito imparcial, destacou os pontos positivos e os pontos de atenção de cada uma delas.   



O material completo das apresentações será disponibilizado exclusivamente aos participantes pelo e-mail referenciado na ocasião da inscrição. No site do CRC/SC estão disponíveis as fotos e vídeo da gravação integral das palestras, que podem ser acessados nos links:



http://www.crcsc.org.br/eventos/fotos



http://www.crcsc.org.br/eventos/videos



Veja também matéria divulgada pelo CRC/SC sobre o evento no link:



http://www.crcsc.org.br/comunicacao/noticias/7790-vi-seminario-contabil-tributario-das-cooperativas-e-realizado-em-florianopolis




Fonte: Assessoria Contábil e Tributária da OCESC