Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

11/05/2021

Ato Cooperativo e sua origem em palestra do SESCOOP/SC

O Ato Cooperativo, previsto na Lei Geral do Cooperativismo, é base para significantes contornos no âmbito societário, contábil e tributário das cooperativas. O tema, inclusive, é uma das pautas da Agenda Institucional do Cooperativismo do Sistema OCB, que inclui tramitações nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Sua origem, o conteúdo previsto na Lei 5.764/1971 que define a Política Nacional de Cooperativismo e sua dimensão nos diversos ramos do cooperativismo, serão abordados na palestra sobre Origem e Dimensão do Ato Cooperativo, realizada pelo SESCOOP/SC. O evento on-line, ocorre no dia 18/05, das 14h às 15h30.



O objetivo da palestra é promover conhecimento histórico e filosófico do Ato Cooperativo para a competência conceitual de operadores nas cooperativas catarinenses. O assunto terá a condução do advogado, Guilherme Krueger, que é graduado em Economia Social; especialista em gestão de cooperativas; Mestre em Filosofia e Doutorando em Direito Penal.



Dentro da abordagem jurídica do assunto, também haverá uma apresentação sucinta sobre a base histórica do cooperativismo; a origem do termo “ato cooperativo” e as suas dimensões entre os 7 ramos do cooperativismo: agropecuário, crédito, transporte, trabalho-produção de bens e serviços, saúde, consumo e infraestrutura.



Os profissionais da área interessados em participar podem se inscrever até o dia 13/05, no site http://www.sescoopsc.org.br/secao/treinamentos.



 



 



 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC