Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

19/11/2021

Teoria e prática para o bem-estar animal foi tema de palestra do SESCOOP/SC

As questões de bem-estar animal estão cada vez mais atuais na pauta de produtores rurais e indústrias de processamento de carnes. Com o intuito de orientar para o melhor manejo dos animais, do nascimento ao abate, o SESCOOP/SC promoveu, na última semana, palestra com o tema “Bem-estar animal e ambiência na avicultura: aplicando a teoria na prática”. A palestra teve a condução do mestre em zootecnia, Victor Abreu de Lima, e do doutor em engenharia agrícola, Iran José Oliveira da Silva.



Victor introduziu o assunto ao abordar a mudança comportamental dos clientes, que estão mais exigentes e passaram a verificar as informações sobre os produtos que consomem. "A população está mais consciente sobre as questões ambientais, bem-estar animal e consumo consciente", destacou. Segundo ele, o bem-estar animal está aliado à sustentabilidade, ao bem-estar humano e ao meio ambiente, que devem estar conectados. O zootecnista também defendeu o uso da ciência e tecnologia através da coleta de dados, como forma de melhorar as condições de bem-estar animal. "Importante que todos estejam abertos para testar de forma científica, fazer estudos e comparar", concluiu.



Na sequência, Dr. Iran falou sobre inovações na avicultura e sobre as novas tecnologias a serviço do bem-estar animal. "Ambiência não é bem-estar animal, mas faz parte. Todos devem ter protocolos de ambiências e de planejamento", ressaltou. Alertou ainda para o problema climático e as fortes ondas de calor, que exigem que os aviários estejam melhor preparados com estrutura eficiente e controlada. Sobre a utilização de tecnologias, o profissional ressaltou a importância de priorizar simplicidade, praticidade e viabilidade econômica. "Quanto mais tecnológico o sistema, maior o controle. Porém não adianta ter toda a tecnologia disponível, se não fizermos o básico, como a pintura do telhado, por exemplo", finalizou.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC