Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

29/11/2021

Como reagir a mudanças foi abordagem de palestra do SESCOOP/SC

De que forma podemos perceber as mudanças constantes que ocorrem ao nosso redor atualmente? Estamos preparados para elas? As reflexões e respostas para esses questionamentos foram abordados na palestra online “O processo de mudança e seus desafios”, promovida pela SESCOOP/SC, na última quarta-feira (24). A terapeuta integrativa, analista comportamental e doutora em psicologia, Aniele Brand, iniciou a apresentação ao afirmar que é "Impossível falar do mundo organizacional sem pensar nas mudanças que ocorrem ao nosso redor.”



Com isso, propôs uma reflexão sobre as atuais mudanças e seus reflexos no comportamento das pessoas dentro e fora das organizações.  "Dentro das empresas a mudanças não acontecem de maneira tão simples, pelo motivo das pessoas demorarem a aceitar sair da sua zona de conforto. O mercado tem incertezas e reflete nos profissionais", ressaltou.



A doutora também comentou sobre a transição do mundo VUCA, pós-guerra fria, para o mundo BANI, pós pandemia. Segundo ela, essa transição requer capacidade e resiliência, empatia e atenção plena, contexto e adaptabilidade e, transparência e intuição. "Dentro da nova realidade pós pandemia, existe um mundo fragilizado e sistemas frágeis, que trazem ansiedade", advertiu.



Concluindo suas reflexões, Dra. Aniele, expôs sobre as habilidades hard skills (técnicas) e soft skills (pessoais e intangíveis) dos profissionais. Na sua visão, a pós pandemia evidenciou ainda mais as aptidões soft skills, que se tornaram fundamental para os profissionais e muito valorizadas pelas empresas, por se tratar de habilidades sociocomportamentais, ligadas diretamente às aptidões mentais da pessoa e à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC