Média °C
a

MENU
  

CURSO

CURSO PARA NOVOS DIRIGENTES DE COOPERATIVAS

São José-SC

OBJETIVOS

- Capacitar o Dirigente para o Exercício da função - Integrar com o sistema cooperativo catarinense e demais cooperativas - Conhecer o sistema e seus programas que contribuem para a melhoria da gestão - Desenvolver liderança e equipes. - Melhorar a gestão cooperativa

TÓPICOS

- Cooperativismo; Aspectos Históricos, princípios, valores, estrutura, direitos me deveres dos associados, diferença entre sociedade cooperativa e demais sociedades. - O Sistema Cooperativo Catarinense; Estrutura- função, objetivos, programas e dados estatísticos. - Contabilidade e Tributos; Noções gerais de contabilidade de cooperativas, balanços, balancetes, demonstrativos de resultados, sobras, ato não cooperativo e carga tributária. - Recurso Humanos e Previdência Social; Agenda de Encargos Sociais, Obrigações Trabalhistas e previdenciárias e reforma trabalhista. - Governança e Transparência: principais rotinas da cooperativa: Atas, livros, assembleias, editais, atuação do conselho de Administração e Fiscal, reuniões, processo eleitoral e de sucessão e condução de assembleias.

INSTRUTORES

João Batista Schneiders - Pós Graduado em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas por Competências nas Organizações. Neivo Luiz Panho - Superintendente da OCESC / SESCOOP-SC. Elvio Silveira - Coordenador de Formação Profissional e Monitoramento. Oldoni Floriani - Contador, Auditor - Mestre em Administração Moderna, membro fundador da Academia Catarinense de Ciências Contábeis. Selma Regina Carloto Martins Guedes Rossini - Advogada e Doutora em Direito do Trabalho. Gilson Flores - Assessor Jurídico da OCESC - Vogal Represante do Sistema Cooperativo Catarinense na JUCESC.

CRONOGRAMA

As despesas de Hospedagens e alimentação no evento serão custeadas pelo SESCOOP/SC. Entrada no Hotel já estará disponibilizada a partir das 14:00hs do dia 06/12/2017. Reservas em apto Single serão custeadas integralmente pelo participante. Caso aconteça alguma alteração de participantes por motivo (x) ou desistência, por favor entrar em contato com o SESCOOP/SC 48h de antecedências no fone: 48-38780010, para realizamos as alterações necessárias para não haver prejuízo em ambas as partes. DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO 01/12/17.