Média °C
a

MENU
  

CURSO

V SEMINÁRIO CONTÁBIL TRIBUTÁRIO DAS COOPERATIVAS CATARINENSES

Florianópolis/SC

OBJETIVOS

- Atualizar e discutir com os profissionais contábeis e tributaristas das cooperativas sobre questões polêmicas e tendências contábeis e tributárias em face as questões sociais, econômicas e politicas do país e que impactam também no sistema cooperativo, especialmente no estado de Santa Catarina. - Integrar os profissionais das cooperativas catarinenses.

TÓPICOS

PROGRAMAÇÃO 27/08/2018 13h30 - Credenciamento 14h - Abertura 14h10 – e-Social - Palestrante: Zenaide Carvalho - Abordagem: a) panorama geral sobre o e-Social; b) pontos peculiares às cooperativas (associado produtor rural PF e PJ, devolução de fixação, distribuição de sobras, etc.). 15h40 – Coffee Break 16h – Atuação do Sistema OCB no âmbito contábil tributário - Palestrante: Amanda Oliveira de Carvalho - Abordagem: a) apresentação da Comissão de Estudos Contábeis e Tributários (CECONT) da OCB; b) principais demandas trabalhadas (CFOPs específicos para cooperativas, Lei 13.670/2018 e a vedação a compensação do IRPJ e CSLL apurados por estimativa, manutenção da desoneração da folha, etc.) 17h – Procedimento de fiscalização do CRC/SC - Palestrante: Filipy Furtado Sell - Abordagem: a) linhas gerais sobre o procedimento de fiscalização do Conselho; b) breve apresentação sobre a Comissão do Profissional Contábil na Área Cooperativista. PROGRAMAÇÃO 28/08/2018 8h30 – Os projetos de reforma tributária e as perspectivas para o cooperativismo - Palestrante: Betina Treiger Grupenmacher - Abordagem: a) cenários atuais da reforma tributária; b) perspectivas em relação as peculiaridades do ato cooperativo nestes cenários; c) atuação do Sistema OCB em relação ao assunto. 10h30 - Coffee Break de encerramento

INSTRUTORES

1º Palestrante: Zenaide Carvalho - Professora, escritora e referência na área trabalhista e previdenciária no Brasil; Com 37 anos de carreira, dedica o seu tempo a desenvolver conhecimento através de palestras, cursos, MBAs e consultorias por todo o Brasil. 2º Palestrante: Amanda Oliveira de Carvalho - Advogada, Analista Técnica na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atuante na área contábil e fiscal desde 2008; Pós-graduadação em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). 3º Palestrante: Filipy Furtado Sell - Contador, Consultor Contábil, Perito Contábil, Períto Grafotécnico e Documental, Professor de Graduação e Pós Graduação, Conselheiro do CRC/SC. Doutorando em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). 4º Palestrante: Betina Treiger Grupenmacher - Advogada e Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora pela Universidade Federal do Paraná, e professora adjunta de Direito Tributário pela mesma universidade.

CRONOGRAMA

As despesas de Hospedagem e alimentação no evento serão custeadas pelo SESCOOP/SC. O participante que optar por apartamento single custeará integralmente as despesas de hospedagem. Caso aconteça alguma alteração de participantes por motivo (x) ou desistência, por favor entrar em contato com o SESCOOP/SC 48h de antecedências no fone: (48) 38780010 ou (48) 38788842, para realizamos as alterações necessárias para não haver prejuízo em ambas as partes. DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO 22/08/2018.