Média °C
a

MENU
  

CURSO

CURSO DE GESTÃO DE ATIVOS PARA O RAMO DE INFRAESTRUTURA

Palhoça/SC

OBJETIVOS

Aplicar os procedimentos contábeis/patrimoniais, estabelecidos pelas resoluções em referência, relacionadas ao Manual de Contabilidade do Setor Elétrico e Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico e seus reflexos na Base de Remuneração.

TÓPICOS

1) Manual de Contabilidade do Setor Elétrico (MCSE): - Unidades Operativas – UO e Ordens em Curso: Ordem de Imobilização – ODI; Ordem de Desativação – ODD; Ordem de Serviço – ODS (próprio e de terceiro); Ordem de Compra – ODC; Ordem de Alienação – ODA e Ordem de Reembolso – ODR. - Principais Premissas, Conceitos, Apropriações e Parametrizações: UC – Unidade de Cadastro; COM – Componente Menor e CA – Custo Adicional: Frete/Transporte, Projeto, Gerenciamento, Fiscalização, Montagem e Custos de Suporte. - Obrigações Especiais. 2) Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE) - Aplicabilidade - Objetivos - Estrutura e Premissas Básicas de Controle - Unitizações; - Desativações; - Transferência - Relatório de Controle Patrimonial – RCP.

INSTRUTORES

Sr. Maderleine de Oliveira Uchoa - FORMAÇÃO ACADÊMICA: Bacharel em Ciências Contábeis - Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Companhia Energética do Ceará – COELCE - Período: 1968 até 1997 - Função: Contador - Cargo: Gerente do Departamento de Contabilidade e CGE CONSULTORIA DE GESTÃO EMPRESARIAL - Função: SÓCIO GERENTE - Período: 1997 até esta data. Atividades desenvolvidas: - Participou da elaboração do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE na condição de subcoordenador (coordenador técnico): - Portaria DNAEE 815, de 30 de novembro de 1994; - Resolução ANEEL 015, de 24 de dezembro de 1997; - Resolução Normativa 367, de 02 de junho de 2009. - Participou da elaboração do Plano de Contas para o Serviço Público de Energia Elétrica - MCSE, relacionadas às instruções para Contabilização e Controle e do Ativo Imobilizado e demais Ordens em Curso, bem como, sobre as Unidades Operativas-UO e Unidades Administrativas-UA. - Participou, também, no assessoramento da montagem da Base de Remuneração de Concessionárias do Serviço Público de Energia Elétrica e reorganização do Cadastro da Propriedade, dentre as quais citamos: AMPLA, COELCE, LIGHT, ELETROPAULO, COELBA, ELEKTRO, BANDEIRANTE, ESCELSA, CELPE, CEAL, CEMAR, AES Sul, COPEL, CFLO, CEMAT, CAIUA, CELTINS, CELPA, EEVP, EEB, CNEE, AES Sul, CIEN, CORUMBÁ, ESPORA ENERGÉTICA etc. - Participação como instrutor do MCPSE e MCSE, pela ELETROBRAS e ABRACONEE, para todas as concessionárias do setor elétrico, inclusive, para as cooperativas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. - Participou pela ABRADEE de várias palestras sobre a legislação citada. - Participou de fiscalização das 18 maiores concessionárias do setor elétrico pelo DNAEE.

CRONOGRAMA

As despesas de Hospedagem e alimentação no evento serão custeadas pelo SESCOOP/SC. O participante que optar por apartamento single custeará integralmente as despesas de hospedagem. Caso aconteça alguma alteração de participantes por motivo (x) ou desistência, por favor entrar em contato com o SESCOOP/SC 48h de antecedências no fone: (48) 38788810 ou (48) 38788842, para realizamos as alterações necessárias para não haver prejuízo em ambas as partes. DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO 06/09/2018. A hospedagem estará disponível a partir das 14:00 horas do dia 16/09/2018.