Média °C
a

MENU
  

CURSO

CURSO PARA CONSELHEIROS FISCAIS NA REGIÃO LESTE (FLORIANÓPOLIS)

Florianópolis/SC

OBJETIVOS

Capacitar os Membros do Conselho Fiscal para o Exercício da Função. Integrar os Conselheiros das diversas Cooperativas Participantes. Orientar para Formação e Cidadania.

TÓPICOS

Cooperativismo; Cultura e evolução - História, princípios, valores e postura do cooperativista, competição e a cooperação; vantagens e desvantagens. O Conselheiro Fiscal - Líder e formador de Opinião. Aspectos Legais do Conselho Fiscal - Lei 5764/71- direitos, deveres, elegibilidade, função, competências e condições de elegibilidade e inelegibilidade. Resolução 005 da OCB que trata das atribuições obrigações do Conselho Fiscal. A Organização do Conselho Fiscal. Reuniões do Conselho Fiscal, distribuição de tarefas e Lavratura de atas. Aspectos Contábeis e tributários, análise de Balanço e Demonstrativos Contábeis. (o Ato cooperativo, controles internos, conceitos de tributos-alíquotas, base de cálculo, etc). Parecer do Conselho Fiscal.

INSTRUTORES

Prof. Renato de Oliveira, Graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Pós–Graduado em Saúde Mental pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Especialista em Programação Neurolinguística - PNL. Diretor do Instituto Brasileiro de desenvolvimento Humano, Consultor, Instrutor e Palestrante com mais de 28 anos de experiência, principalmente no cooperativismo. DR. Gilson Flores - Assessor Jurídico da OCESC e vogal na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - JUCESC. Dorly Dickel - Contador e Auditor - Especialista em Contabilidade e Tributação de Cooperativas.

CRONOGRAMA

As despesas alimentação no evento serão custeadas pelo SESCOOP/SC. Reservas em apto Single serão custeadas integralmente pelo participante. Entrada no Hotel já estará disponibilizada a partir das 14:00hs do dia 12/05/2019. Caso aconteça alguma alteração de participantes por motivo (x) ou desistência, por favor entrar em contato com o SESCOOP/SC 48h de antecedências no fone: 48-38780010 ou 48-38788842, para realizamos as alterações necessárias para não haver prejuízo em ambas as partes. DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO 08/05/2019.