Média °C
a

MENU
  

MONITORAMENTO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO COOPERATIVA - PDGC

O objetivo do Monitoramento é a promoção da autogestão das cooperativas através da conformidade cooperativa (identidade), avaliação e melhoria dos processos (gestão e governança) e acompanhamento dos resultados (desempenho), com o uso de ferramentas que possam mensurar quantitativa e qualitativamente o desempenho das cooperativas vinculadas ao Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

O Monitoramento das cooperativas tem como base a Diretriz Nacional de Atuação Finalística do SESCOOP. Os eixos de atuação do SESCOOP promovem a sustentabilidade da cooperativa através dos seguintes programas:

Eixo de Atuação Programa
Identidade PAGC
Governança/Gestão PDGC
Desempenho GDA

Estes programas estão disponíveis on-line para adesão das cooperativas vinculadas ao Sistema OCB.

O PAGC é um programa que visa adequar e evidenciar a identidade cooperativa. Consiste em um diagnóstico de acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria através do instrumento.

As avaliações contidas no programa revelam o quanto a cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias, aos princípios cooperativistas e às boas práticas de trabalho cooperativista.

Na prática, o programa conduz a cooperativa não só para a identidade como sociedade cooperativa ,mas também reflete sobre a conformidade legal da governança e gestão e sobre a necessidade de transparência dos seus atos.

O PDGC foi desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade, consoante ao modelo MEG (Modelo de Excelência de Gestão), em parceria com o Sistema Cooperativo Nacional e administrado pelo SESCOOP Nacional e suas unidades estaduais. Objetiva através da análise dos critérios (Pessoas, Processos, Estratégias e Planos, Liderança, Clientes, Sociedade e Resultados) obter um diagnóstico da gestão e governança das cooperativas, através de gráficos e indicadores, e oferecer sugestões via devolutiva, para sanar/melhorar o desempenho das cooperativas em áreas consideradas deficientes e/ou de resultados inexpressivos.

O PDGC possui três ciclos de maturidade, (Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso para a Excelência, Rumo à Excelência) estando previsto ainda o lançamento do nível Excelência.

Para mudança de nível, a cooperativa deve avaliar o cumprimento e adequação ao nível anterior, através dos resultados e indicadores obtidos, estando apta a novos desafios no nível seguinte.

Como escopo do Programa, a cada dois anos, em anos ímpares, a cooperativa pode se inscrever ao Prêmio SOMOSCOOP Excelência de Gestão, oportunidade para divulgar as suas melhores práticas de gestão e governança em nível nacional.

Remanescente do antigo SAAC, o Programa GDA tem por objetivo fazer análise econômico-financeira das cooperativas através dos dados e indicadores resultantes das informações inseridas no sistema.

No programa são informados os números dos balanços e balancetes das cooperativas. Estas informações consolidadas geram os indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados econômicos e sociais.

Os indicadores podem ser gerados através de gráficos nos mais diversos formatos que a cooperativa desejar, a fim de dar maior compreensão ao público a quem se destina.

O maior ganho para a cooperativa aderente ao Programa é o de permitir a comparabilidade dos seus resultados, em relação ao seu ramo, em nível estadual, regional e nacional, ou seja, a comparação primária é em relação ao mesmo modelo societário, para após, efetuar uma avaliação em relação a outros modelos de sociedade atuantes nas mesmas atividades da cooperativa.

CONTATO

(48) 3878 - 8803

LINKS ÚTEIS