Média °C
a

MENU
  

MONITORAMENTO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO COOPERATIVA - PDGC

O monitoramento tem como diretriz o Programa de Autogestão do Cooperativismo Catarinense, consoante à diretriz do programa nacional que visa monitorar e melhorar a gestão e governança das cooperativas catarinenses.

O programa de Auditoria em pequenas cooperativas foi instituído desde a instalação do SESCOOP/SC, tendo por objetivo atender às pequenas cooperativas que não possuem recursos para contratar uma empresa de Auditoria/Consultoria.

A contratação da empresa que prestará os serviços de Auditoria é feita pela modalidade de licitação, deve ser comprovada a experiência desta empresa em auditoria de cooperativas. Anualmente cerca de 60 (sessenta) cooperativas são atendidas pelo programa. Em havendo interesse da cooperativa em participar do programa deve formalizar solicitação a Coordenação de Autogestão. Cabe ressaltar que todas as despesas com o programa serão custeadas pelo SESCOOP/SC.

O PDGC foi desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade em parceria com o Sistema Cooperativo Nacional e administrado pelos SESCOOP Nacional e suas unidades estaduais. Objetiva através da análise dos critérios; Pessoas- Processos- Estratégias e Planos- Liderança- Clientes- Sociedade e Resultados obter um diagnóstico da cooperativas através de gráficos e indicadores e oferecer sugestões para sanar/melhorar o desempenho da cooperativas em áreas consideradas deficientes.

O SAAC- Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cooperativas, consiste na coleta de dados de balancetes mensais das cooperativas em software próprio gerando em torno de 40 indicadores econômicos, operacionais de receitas e despesas e de resultados,objetivando através de análise manter as cooperativas em relativo grau de segurança como forma de apoio e proteção aos interesses dos respectivos quadros sociais.

CONTATO

(48) 3878 - 8803

LINKS ÚTEIS