Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

21/07/2017

Quatro cooperativas catarinenses concluem módulo sobre Sociedades Cooperativas do JovemCoop

Entender o que é uma cooperativa, suas características, estrutura e funcionamento, além das potencialidades e desafios das sociedades cooperativas, foi o objetivo principal do quarto módulo do programa JovemCoop realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) nos meses de junho e julho em quatro cooperativas catarinenses: Auriverde, Cooper A1, Sicoob Creditapiranga e Cooperitaipu. Além desses jovens, os cooperados e filhos de cooperados da turma do Sicoob Videira e Coopervil passarão pelo módulo, com o tema "Sociedades Cooperativas", em agosto.

No Sicoob Creditapiranga, esta etapa do JovemCoop contou com a participação do presidente da cooperativa, José Adalberto Michels, que explicou um pouco sobre o funcionamento do cooperativismo de crédito e sobre a história e números da Creditapiranga. Para Dionatan Schaefer Lauschner, 22 anos, esse foi um dos momentos mais importantes do módulo.

“Nós discutimos o que seria da região - São João do Oeste, Tunápolis e Itapiranga - sem o Sicoob Creditapiranga”, comentou. Segundo ele, os pontos abordados foram essenciais para um melhor entendimento do que é uma cooperativa e suas diferenças em relação a outras empresas. “O instrutor falou sobre o estatuto, explanou sobre as possibilidades e a área de atuação, a função do sócio da cooperativa, a importância que ele tem. É importante saber esses conceitos, passá-los para frente e trabalhar da melhor forma para que a cooperativa se mantenha vital, tenha força e um bom papel na sociedade em que está inserida”, destaca.

Lauschner é de Tunápolis e atua na atividade leiteira com os pais. É cooperado e filho de cooperado do Sicoob Creditapiranga. Para ele, que faz engenharia de produção, o JovemCoop despertou o interesse por trabalhar com a formação de líderes. “A sociedade necessita de líderes. Muito jovens priorizam outras coisas. E eu priorizo o estudo”, finalizou.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC e SESCOOP/SC