Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

02/07/2018

Dia de Cooperar recebe cerca de 8 mil pessoas em Florianópolis

Em sua segunda edição na capital catarinense, o Dia de Cooperar - Dia C, promovido por cooperativas e que oferece diversos serviços à comunidade, recebeu cerca de oito mil pessoas no Parque de Coqueiros neste sábado, 30 de junho. O público foi 60% maior que o esperado pelos organizadores. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em SC (SESCOOP/SC) em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e doze cooperativas da Grande Florianópolis, o Dia C ofereceu uma programação que começou às 9h e se encerrou às 16h.



Crianças e adultos tiveram a sua disposição uma série de atividades de saúde, educação, cultura, lazer, cidadania e sustentabilidade. “O objetivo é mostrar para a Grande Florianópolis o que é o cooperativismo de Santa Catarina. As cooperativas fazem um trabalho importante que precisa ser divulgado”, afirma o presidente do SESCOOP/ SC Luiz Vicente Suzin.



Para dar conta da missão, 230 voluntários, cooperados ou não, se envolveram no evento.  Uma delas foi Cristiane Oliveira, dona de uma empresa que faz atividades de cooperação em empresas e escolas, e que trouxe para o Dia C os jogos cooperativos, voltados para todas as idades. “O intuito dos jogos é mudar a cabeça das pessoas porque desde pequenos aprendemos a competir. A ideia é passar a ver o outro como parceiro, e fazemos isso por meio de brincadeiras nas quais as pessoas precisam se unir”, explica. A aposentada Ana Maria Mello de Leal participou dos jogos e aprovou. “Pude me descontrair, me soltar e deu pra aprender a trabalhar em conjunto”.



O Dia C também trouxe, mais uma vez, um espaço dedicado exclusivamente às crianças. A Tenda Kids contou com oficina de cupcakes, esculturas com balões, pintura facial e outras atividades. “Tentamos fazer com que a criança tenha esse primeiro contato com o cooperativismo para que ela tenha essa informação desde cedo”, diz o superintendente do SESCOOP/SC Neivo Panho. “A intenção não é doutrinar, mas fazer com que ela conheça isso para que futuramente possa escolher se quer ser parte disso ou não. De toda forma, cooperar vai além de estar em uma cooperativa: se você é voluntário, você coopera, se você é um pai de família, você coopera”.



Com várias cooperativas de crédito presentes, a educação financeira esteve na pauta do dia. Além da distribuição de cofrinhos para aprender a poupar, oficinas de educação financeira, inclusive para crianças, fizeram parte da programação. Já a Fecoagro trouxe para o evento o tema da sustentabilidade ao distribuir sementes e mudas de hortaliças, gratuitamente. Saúde foi outro foco doDia C, que ofereceu à comunidade aulas de yoga, de zumba, além de aferição de pressão arterial e vacinação contra a gripe. Apresentação de música, dança e teatro complementaram a programação.



Um em cada três catarinenses é cooperado



O cooperativismo faz parte da história catarinense e está enraizado na cultura do Estado. O superintendente do Sescoop afirma que, hoje, SC é a unidade da federação com o maior número de cooperativas por habitante. São 263 cooperativas que faturaram, juntas, R$ 32,6 bilhões em 2017 e têm 2,3 milhões de cooperados.



Esses números são resultado de uma combinação de fatores. “Se voltarmos 60 anos na nossa história, vamos ver que a necessidade de integração para desenvolver o agronegócio fez com que aspessoas aqui se unissem. Além disso, tem a influência cultural: os europeus (que colonizaram o Estado) têm o cooperativismo no DNA”, conta Panho. Eventos como o Dia C não só ajudam a preservar essa cultura, como a intensificá-la.



Dia C



O Dia de Cooperar é um movimento nacional para estimular as cooperativas a desenvolverem projetos que beneficiem as comunidades em que estão inseridas. Para isso, o programa busca abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito é alcançar, até 2030, as 169 metas estabelecidas pela ONU e, assim, fazer do mundo um lugar mais justo.



O evento da Grande Florianópolis contou com a participação das seguintes cooperativas: COEPAD, COOEPE, CREDCREA, CREDELESC, CREDIFIESC, TRANSPOCRED, FECOAGRO, SICOOB CENTRAL, UNICRED CENTRAL, UNICRED FLORIANÓPOLIS, UNICRED COOMARCA e UNIMED GRANDEFLORIANÓPOLIS. O Dia C também é celebrado em outras regiões do Estado.




Fonte: Assessoria de Imprensa


..