Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

30/11/2018

3° Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas reúne mais de 200 jovens na Capital

Mais de 200 jovens das turmas do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop) formadas entre 2015 e 2018 participaram do 3° Encontro Estadual do Programa JovemCoop nesta semana, em Florianópolis. Os jovens fazem parte de 19 núcleos juvenis em nove cooperativas parceiras do Programa.



>> Confira fotos do Encontro



Com o tema “Jovens em ação: Venha criar a história que você quer para o cooperativismo”, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro. Para a terceira edição, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) preparou dois dias de palestras, apresentação de cases e atividades colaborativas que abordaram assuntos como sucessão familiar no agronegócio, protagonismo juvenil cooperativista e cultura da cooperação.



“O cooperativismo de Santa Catarina vem se fortalecendo com esse trabalho desenvolvido pelo SESCOOP/SC. Percebemos bons resultados no crescimento e desenvolvimento de cada cooperativa que tem o JovemCoop. Então, além dos jovens desenvolverem um bom trabalho dentro de suas propriedades, eles também estão sendo preparados para o futuro do cooperativismo, para serem nossos sucessores amanhã. Esse é o grande objetivo da OCESC e do SESCOOP/SC”, comenta Luiz Vicente Suzin, presidente do SESCOOP/SC.



Para a participante Daniela Vogel, 25, cooperada e filha de cooperados do Sicoob Creditapiranga, o Encontro é um momento importante de integração para os jovens e um espaço para mostrar que os jovens estão engajados. “O evento é uma forma de integrar os jovens que vêm do Estado inteiro e mostrar que esses jovens são o nosso futuro, que o cooperativismo está aí e que queremos nos engajar ainda mais. Os presidentes das cooperativas participam do evento, então é o momento de mostrar que os jovens estão presentes no dia a dia da cooperativa e da comunidade”, complementa.



Daniela é da turma de 2017 do JovemCoop e participa pela primeira vez no Encontro. Também participou do workshop para preparação do evento. A família dela possui uma propriedade de hortifrútis. “Os módulos que tivemos durante um ano possibilitaram que a gente tivesse uma outra visão de nós jovens dentro da propriedade rural e na forma da gestão. São ensinamentos que repassamos para os nossos pais. Também pudemos nos aprofundar no cooperativismo em si. Realmente muito bom e está tendo resultado”, finaliza. 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna