Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/12/2021

Cooperativas catarinenses são destaque no 'Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021'

O Sistema OCB divulgou na última terça-feira (7) as cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão - ciclo 2021, uma iniciativa que reconhece as cooperativas destaques no aumento da qualidade e competividade em seus ramos de negócio. O evento, que foi transmitido ao vivo pelo Youtube, teve a inscrição de 310 cooperativas e envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).



Uma novidade na edição deste ano foi o reconhecimento às cooperativas que promovem a busca pela melhoria dos processos de governança e gestão. Foram selecionadas 10 cooperativas, duas por região do Brasil. Na região Sul, Santa Catarina recebeu o “Destaque Busca pela Excelência”, com as cooperativas Sicoob Transcredi, de Concórdia; e Coopera, de Forquilhinha.



Santa Catarina foi reconhecida na categoria "Destaque Governança Cooperativa", um dos grandes pilares do cooperativismo, que garante o alcance dos objetivos sociais e assegura a gestão da cooperativa de um modo sustentável. Além de observada a originalidade da prática, observou-se o índice de governança cooperativa, indicadores de educação cooperativista e o nível de satisfação dos cooperados com o processo de governança. As cooperativas premiadas foram: Colégio CEM, de Concórdia e Viacredi, de Blumenau.



O presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, avalia positivamente o prêmio como uma ferramenta para análise detalhada dos processos nas cooperativas. “O Prêmio Excelência em Gestão é uma oportunidade de termos uma visão ampla da sustentabilidade geral das cooperativas. Com isso, é possível avaliar os diferentes aspectos de gestão e saber se a cooperativa está no rumo certo e o que precisa ser aperfeiçoado”, opina o presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.



A apresentação das cooperativas reconhecidas, se deu pelas categorias de premiação - Bronze, Prata e Ouro para os três níveis de maturidade: Primeiros passos para a excelência, Compromisso com a excelência e Rumo a excelência.



COOPERATIVAS CATARINENSES CONTEMPLADAS:



Bronze - Primeiros passos para a excelência



Cooper A1



Unicred Centro-Sul



Viacredi Alto Vale;



Bronze - Compromisso com a excelência



Sicoob São Miguel SC/PR/RS



Unicred Vale Europeu;



Prata - Compromisso com a excelência



 Ailos



Unicred Central SC/PR



Ouro - Primeiros passos para a excelência



Colégio CEM



Fecoagro;



Ouro - Rumo a excelência



Viacredi




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC