Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

29/11/2022

Demonstrações para fins societários – segmento saúde foi tema de curso do SESCOOP/SC

Na última quarta-feira (23), o SESCOOP/SC realizou curso online sobre preparação das demonstrações para fins societários, destinado às cooperativas do ramo saúde. O curso foi ministrado pelo palestrante Wagner Barreto, profissional com vasta experiência na área contábil e econômico-financeira, atuante em cooperativas do segmento.



Wagner discorreu sobre a Lei 5764/71, que dispõe do sistema operacional das cooperativas, sobre atos cooperativos, distribuições de despesas, entre outros assuntos pertinentes na elaboração da documentação contábil. “Entender o ato cooperativo e ato não cooperativo é um cuidado para fazer a apuração do imposto de renda”, alertou.



O palestrante abordou os aspectos básicos e algumas reflexões a respeito do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) aceitos pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Falou também das regras e aplicações da Resolução Normativa 518 e das mudanças recentes em suas obrigações regulatórias. Assuntos como, balanço e demonstração de resultados, sobras ou perdas e outros temas da área contábil pertinentes a preparação das principais peças contábeis e procedimentos de auditória para o segmento saúde, também foram contemplados no curso.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC