Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

29/10/2019

III Seminário de Direito Cooperativo reúne cerca de 100 profissionais em Florianópolis

Com o objetivo integrar os profissionais das área jurídica e discutir temas relevantes, nacional e regionalmente, iniciou na noite desta segunda-feira, 28, a terceira edição do Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul, em Florianópolis. O evento, organizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), em parceria com a OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), conta com a participação de mais de 100 de profissionais dos três Estados do Sul do Brasil.



>> Confira fotos do evento



Na cerimônia de abertura, que teve a presença de representantes das Organizações Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, autoridades e profissionais da área, o Presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, destacou a importância do evento para o cooperativismo. “Este Seminário nasceu de uma demanda da área jurídica. Ao longo destes três anos, percebemos a importância dessa integração e intercooperação com os nossos Estados vizinhos. Afinal, a área jurídica do cooperativismo está em constante mudança e, por meio da da discussão e do debate, é possível trazer mais inovação e segurança para o dia a dia das nossas cooperativas”, enfatizou Suzin. 



Para Ana Paula Andrade Ramos, Gerente Jurídica da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o Seminário é fundamental para o fortalecimento de teses e estratégias. “É o momento ideal para discutir ideias e unificar estratégias. Percebemos que todos os processos e as ideias nascem na base, assim, podemos trabalhar com mais qualidade as teses nos tribunais superiores nacionais”, disse, reafirmando o compromisso da OCB na representação do cooperativismo. 



O Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul é resultado de uma parceria entre a OCESC, a OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e a OCERGS (Organização das Cooperativas do Estado Rio Grande do Sul). A primeira edição ocorreu no Rio Grande do Sul, em 2017, e a segunda no Paraná, em 2018. 



O evento discute assuntos relevantes para a área jurídica do cooperativismo, como o direito em sociedades digitais, sociedades cooperativas, questões atuais de tributação das cooperativas e a conjuntura econômica e política do país. Além disso, também conta com palestras sobre as matérias de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional e sobre os desafios do cenário trabalhista e sindical para o cooperativismo. 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema Ocesc


..